Trabalho com cafeicultoras do Norte Pioneiro será mostrado no México

Durante Feira Latino-americana em Puebla

Mais de 300 mulheres cafeicultoras, além de autoridades, participaram, recentemente, do 5º Encontro Regional das Mulheres do Café, em Ibaiti. A reunião das produtoras foi promovida pelo Sub Capítulo Norte Pioneiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café e pelo Instituto Emater. O trabalho com as produtoras paranaenses vem mudando a realidade das mulheres e será mostrado aos participantes da Feira Latino-americana do Café, de 3 a 5 de agosto, durante a 5ª Convenção da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), em Puebla, México.

A feira reúne diversos segmentos da cafeicultura como produtores, pesquisa, indústrias e compradores de café.

Ainda temos o desafio de melhorar o processo de gestão das propriedades, bem como a organização para que as produtoras tenham acesso a diferentes mercados e comercializem o café a um preço mais justo”

O encontro em Ibaiti fez parte das metodologias utilizadas no Projeto Mulheres do Café, idealizado, coordenado e desenvolvido pelo Instituto Emater, desde 2013, em 12 municípios. Em cada localidade foi organizado um grupo de mulheres cafeicultoras, em parceria com a Aliança Internacional das Mulheres do Café, Fetaep, Senar, Cresol Ibaiti, Olam Coffee, e prefeituras, além de outros apoiadores.

Para os coordenadores do projeto, já é possível verificar alguns avanços importantes para as produtoras, como a capacitação para a produção de café de qualidade, a formação de grupos organizados com o objetivo de melhorar o sistema de produção e aumento da renda das famílias. “Ainda temos o desafio de melhorar o processo de gestão das propriedades, bem como a organização para que as produtoras tenham acesso a diferentes mercados e comercializem o café a um preço mais justo”, destacou Cíntia Mara Lopes de Sousa, extensionista que acompanha as produtoras.

Esses e outros aspectos devem ser apresentados por Luciana Soares de Morais, do Instituto Emater de Ibaiti, aos participantes da Convenção da IWCA no painel que mostra quem são e onde estão trabalhando as mulheres do café no mundo.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Conheça mais cursos ofertados pela Unopar
6 horas atrás

Opções para todos os gostos e vocações; confira ADMINISTRAÇÃO UNOPAR 🎓 ☑️ Sobre o curso

Goiaba: exportações de Carlópolis crescem 1.142% em dois anos
7 horas atrás

Inglaterra, Portugal, Canadá e Oriente Médio são principais destinos No primeiro semestre de 2022, os

Jacarezinho sedia evento de Tribunal
7 horas atrás

Na próxima terça-feira no campus da UENP A Escola de Gestão Pública do Tribunal de

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.