SRI quer ampliar acesso gratuito à internet no Norte Pioneiro

Objetivo é fomentar negócios em ambientes onde o uso ainda seja restrito

Conectividade, através de acesso gratuito à internet. Essa é a proposta do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro para as prefeituras da região com o objetivo de fomentar negócios em ambientes onde a utilização da rede ainda seja restrito ou não exista.
A ideia é aproximar produtores e prestadores de serviços dos clientes em potencial através das facilidades que redes sociais e aplicativos disponibilizam de forma simples e, na maioria das vezes, gratuitas aos usuários.
Democratizar o acesso a internet passa diretamente pela disponibilização de wi-fi grátis nos municípios, incluindo a zona rural – área onde muitas vezes este serviço não alcança.
Segundo Angélica Cristina Cordeiro Moreira (foto principal), presidente do SRI Norte Pioneiro e residente em Cambará, essa é uma das metas para 2021. “O Sistema Regional de Inovação, dentre várias ações propostas para 2021, levanta a bandeira da conectividade. A governança pretende sensibilizar os gestores municipais do Território Norte Pioneiro sobre a importância da conectividade para o desenvolvimento da região. A conectividade é um instrumento que amplia a competitividade dos pequenos negócios rurais e urbanos, e também é ferramenta crucial para a inclusão social”, explica.
“O grupo idealiza o Programa Norte Pioneiro 100% Conectado que visa promover a melhoria de conexão de internet nos municípios, beneficiando os principais setores: educação, pequenos negócios e população em geral. O grupo fará a articulação com os prefeitos e apresentará proposta de trabalho que se resume no levantamento básico, diagnóstico e posteriormente a elaboração e execução de planos estratégicos e operacionais”, completa Angélica.
De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, estar ligado à grande rede é uma necessidade das famílias e principalmente dos empreendedores, independente de quais áreas atuem.
“Hoje a conectividade é uma necessidade básica, como água e luz. Além disso, é um fator fundamental para o desenvolvimento. Nossa região tem 30 mil CNPJs e 25 mil propriedades rurais, e uma parcela interessante ainda não utiliza as ferramentas que poderia e deveria para ampliar os negócios. Agora em época de pandemia, por exemplo, o e-comerce, ganhou mais força, então estar nas redes sociais e conectado às ferramentas digitais é de grande importância para melhorar a relação de empreendedores com consumidores”.
RIBEIRÃO CLARO – E o exemplo de como aplicar este conceito já está na região. Mais precisamente em Ribeirão Claro, onde um projeto do município levou acesso a internet gratuita a praticamente 100% da população. São 36 torres de internet que garantem que moradores sem possibilidade de pagar um provedor ou em áreas onde não existia o acesso tenham agora conexão de qualidade.
Os custos aos cofres públicos são considerados baixíssimos. Por outro lado, comunidades rurais inteiras que tinham dificuldade em se conectar à internet, agora estão interligados não só com a zona urbana, mas com todo o resto do universo online.
Hoje a conectividade é uma necessidade básica, como água e luz e fator fundamental para o desenvolvimento (…) e-comerce, ganhou mais força, então estar conectado às ferramentas digitais é de grande importância para melhorar a relação de empreendedores com consumidores
Para produtores rurais, por exemplo, o projeto garante que produções sejam anunciadas e a relação com os consumidores seja cada vez mais próxima. Prestadores de serviços também podem ter muito mais facilidade na hora de ofertar os serviços. Além disso, com a comunicação facilitada, o acesso a informações técnicas em cada área fica ao alcance de todos, o que tende a gerar o aprimoramento aos empreendedores (Texto e fotos: Lucas Aleixo).
Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.