Sebrae do Norte Pioneiro é referência internacional

Coordenador regional divide expertise de forma generosa entre os norte-pioneirenses

Odemir Capello, consultor e coordenador no Norte Pioneiro do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fez visita de cortesia ao npdiario, em Santo Antônio da Platina e ressaltou a importância do órgão para o desenvolvimento sócio-econômico da região (fotos).

Na oportunidade, confirmou a promoção da  Ficafé 2021 entre 27 a 29 de outubro em Jacarezinho. A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro é o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil. Acontece desde 2007 e movimenta a economia, sendo uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior.

A edição 2021 será 100% online e gratuita, repetindo o sucesso da edição 2020. Haverá uma programação especial para produtores, produtoras, jovens do café, estudantes, profissionais do agro, cafeterias, torrefações e também coffee lovers e todos os que são apaixonados por café.

Odemir Capello, que é casado com a professora Elenice, com a qual possui três filhos (de 30, 28 e 19 anos), anunciou também 6ª edição da GeniusCon, que traz inovação, tecnologia e empreendedorismo e será realizada entre os dias 13, 14 e 15 de outubro 100% online com inscrições em breve.
Desde 2016 , por meio de uma parceria entre o SEBRAE e o IFPR(Instituto Federal do Paraná) com o intuito de fomentar a inovação e a tecnologia na região, a iniciativa consiste numa trilha de startups. Devido ao sucesso, o SRI(Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro) mudou o formato e a dimensão do evento, transformando a GeniusCon. O objetivo da feira é proporcionar aos participantes uma experiência imersiva para aprendizados de alto impacto e geração de negócios.

Trabalha direto com 23 prefeituras, mas serve de referência em todo estado. Acompanha o Valor Bruto da Produção, calculado com base na produção agrícola municipal e nos preços recebidos pelos produtores, englobando produtos da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo vegetal, da olericultura, da fruticultura, de plantas aromáticas, medicinais e ornamentais, da pesca etc.
Na região, lembra a importância, por exemplo, da goiaba de Carlópolis.
Além de fornecer dados sobre a produção agropecuária de todos os Municípios do estado do Paraná, tal índice compõe o Fundo de Participação dos Municípios. O VBP tem uma participação de 8% no cálculo usado para a determinação do índice final a ser aplicado sobre a arrecadação do ICMS, que resulta na cota-parte devida a cada município.
Uma pesquisa do Sebrae aponta que 84% dos produtores rurais usam pelo menos uma tecnologia digital na produção.

Além disso, o levantamento ainda mostra que 67% dos produtores acreditam que cada vez mais a tecnologia digital será mais necessária para o planejamento das atividades na roça. A produção rural está moderna e os agricultores precisam pensar que o campo é uma empresa a céu aberto.

O consultor já viajou, a trabalho e sempre prospectando negócios, para Costa Rica, Argentina, Itália, Canadá e Espanha, entre outros, estudando cases e adquirindo Know-how, com técnicas e procedimentos visando vantagens competitivas para pequenos e médias empresas. É dele a primeira Indicação Geográfica do café, por exemplo.
O Sebrae estimula a digitalização como um processo importante para que haja uma retomada dos negócios na crise, assim como a cooperação entre os produtores. A instituição tem contado com o apoio de prefeituras do Norte Pioneiro para capacitar os produtores rurais na utilização de ferramentas e plataformas online.
Oferece consultorias individuais ou em grupo. A orientação do Sebrae abrange também a questão da segurança alimentar, detalhe que ganhou ainda mais força em tempos pandêmicos.
Já estão abertas ainda as inscrições para a 7ª edição do Conecta 2021, evento do Sebrae/PR que acontece de forma 100% online e gratuita, nos dias 25 e 26 de agosto. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento e fomentar a inovação no estado do Paraná. Em 2021, o formato está mais dinâmico, com palestras e painéis de 20 a 40 minutos e foco em resultados, além de apresentações culturais, mentorias e conexões.

As franquias brasileiras devem encerrar o ano com crescimento de mais de 8% no faturamento. Projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o setor deve fechar 2021 com alta de 5% em número de unidades. Para promover o contato e interação entre franqueadores que desejam expandir suas operações e futuros empreendedores, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, em parceria com a ABF, vão realizar, nos dias 10 e 11 de setembro, um Salão de Franquias 100% virtual.

O Sebrae/PR, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançaram,  de forma online, o programa “Contador parceiro: construindo o sucesso”, que oferece capacitação para profissionais contábeis do Paraná para atuarem na rede de Atendimento Sebrae. A iniciativa tem como meta, até abril de 2023, qualificar 4 mil profissionais da área, em todo o Estado, nos temas de gestão, empreendedorismo e inovação.

Com oito meses de duração e 80 horas de capacitação, a trilha de inovação, que é 100% digital, está dividida em quatro blocos, com um total de 13 módulos, nos quais o profissional vai aprender a se posicionar frente às tendências de mercado, traçar estratégias vencedoras de relacionamento digital, a implantar técnicas de liderança e ferramentas de gestão, atuar em equipe, a realizar análise de viabilidade de negócios, a aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a ser parceiro dos pequenos negócios.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.