Reitoria aprova novo modelo de ensino médio no IF/Jacarezinho

Formação por áreas de conhecimento e não mais por disciplinas isoladas

Exclusivo: O Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná foi criado em 2010 para atender uma política federal de descentralização, democratização e interiorização da educação técnica de nível médio. Desde então, a instituição tem formado técnicos capacitados e se destacado, tendo as maiores notas da região no IDEB, bem como elevados índices de aprovação nos principais vestibulares do país.
Apesar disso, a comunidade escolar decidiu enfrentar de forma ousada os principais problemas da educação brasileira: a reprovação e a evasão escolar. Sendo assim, a partir de uma ideia do professor David Silva, formou-se um grupo de trabalho com o intuito de repensar o Currículo Escolar visando à superação desses problemas. Depois de dois anos de estudos e discussões entre o corpo docente foi implantado um novo método de ensino, bem diferente das grades curriculares fixas adotadas na maioria das escolas.
Tendo como premissa a autonomia do estudante e como objetivo principal a flexibilidade curricular, para que cada educando possa construir seu próprio itinerário formativo, a partir de seus interesses e aptidões, foi implantado em 2015 um modelo que contempla a formação técnica e a formação básica do ensino médio por áreas de conhecimento (e não mais por disciplinas isoladas), inter-seriado (não há separação entre alunos por séries) e proposto por unidades curriculares optativas aos alunos.
Segundo Rodolfo Fiorucci(foto), Diretor Geral do Campus, “esse modelo de ensino se enquadra às necessidades e interesses dos estudantes fazendo com que ele tenha uma visão mais interdisciplinar e contextualizada, que o possibilitará uma formação mais completa”.
Nesta semana, esse modelo curricular foi aprovado pelo Conselho Superior do IFPR, junto com a abertura de mais dois novos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Eletrotécnica e Mecânica, que serão ofertados já no próximo processo seletivo do IFPR, que deve ocorrer em novembro, juntamente com os cursos técnico de Alimentos, Eletromecânica, Informática e Arte Dramática, além da Licenciatura em Química – com ênfase em Ciências da Natureza e da Especialização em Educação e Sociedade, que já são oferecidos pelo Campus.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Apreendido furgão de cigarros em Guapirama
5 horas atrás

Apreensão se deu após fuga por mais de dez  quilômetros por rodovias locais Agentes da

Operação Fecha Quartel III na região
6 horas atrás

Executada pelo 2º Batalhão da Polícia Militar Foi promovida a 3ª fase da Operação Fecha

Pro Tork conquista títulos antecipados
20 horas atrás

No Sportbay Brasileiro de Motocross 2022 A Pro Tork comemorou a conquista de dois títulos

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.