Pedro Lupion deslancha pré-campanha a deputado federal

Ele visitou npdiario na manhã desta sexta-feira

O deputado estadual Pedro Lupion(DEM)confirmou, na manhã desta sexta-feira,dia 28, sua pré-candidatura a deputado federal em 2018 e se mostrou otimista.O parlamentar fez visita de cortesia ao npdiario, em Santo Antônio da Platina.Casado com Maria Fernanda e pai de João Pedro, quatro anos, e Vicente, dois,fez uma análise do momento político atual e projetou o que considera o cenário ideal para o país e o Paraná.

Antecipa suporte para a possível candidatura de Beto Richa(PSDB) ao Senado, gostaria que o futuro presidente fosse Ronaldo Caiado(DEM) ou Álvaro Dias, mas prevê dificuldades para ambos consolidarem as pretendidas candidaturas.

Ele não verbalizou, mas há quem afirme que uma aliança com Beto e Ratinho Junior(PSD) no Senado(nas eleições do ano que vem serão duas vagas) e Osmar Dias(PDT) governador favoreceria o deputado democrata.
Consolidado, as previsões são de que será vitorioso nas urnas no pleito de sete de outubro de 2018, embora ele seja refratário à previsão, “temos que trabalhar muito”, justificou.
Não deseja que haja espaço para outsiders como o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).Acredita que Jair Bolsonaro (PSC/RJ) pode até concorrer, mas terá problemas já na campanha eleitoral,principalmente nos eventuais debates.
Segundo as informações que tem de Brasília, é provável que passe o chamado Distritão,medida apontada por alguns como forma de parlamentares se perpetuarem no poder e se blindarem da Lava-Jato.Hoje, a eleição depende de um cálculo, chamado quociente eleitoral, baseado nos votos válidos no candidato e no partido. A partir dele, são preenchidas as cadeiras disponíveis, proporcionalmente.Alguns postulantes  com pouquíssimos votos podem ser eleitos, “puxados” por aqueles com mais votos da mesma sigla.
Acabaria o quociente eleitoral e os mais votados são eleitos, ou seja, seria uma eleição majoritária, como para prefeito e presidente. Cada estado seria um distrito eleitoral. No caso de vereador, seria o município.A crítica é que as cadeiras são preenchidas sem considerar os partidos, o que poderia encarecer as campanhas individuais, enfraquecer as legendas e as minorias, “temos 35 partidos hoje no Brasil,a maioria com interesses que nós conhecemos”, disse Lupion, lamentando.

Com ele na disputa por uma das 30 vagas em Brasília e não mais por uma cadeira entre as 54 na Assembleia Legislativa, tende a se compor com outros políticos numa nova esfera, embora mantendo sua ideologia e transparência.
Bisneto do ex-governador do Paraná, Moysés Lupion e filho de Denise e do ex-deputado federal e atual presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, cumpre o segundo mandato parlamentar pelo DEM(com 37.304 votos no primeiro e reeleito com 63.580 votos).

Na visita, Pedro Lupion estava acompanhado do assessor parlamentar Robson Rodrigues.

Tem como base de atuação principal o Norte Pioneiro,mas possui votos também nos Campos Gerais,Curitiba e Vale do Ivaí.Agropecuarista e empresário, é graduado em Comunicação Social, mestre em política nas universidades Francisco de Vittoria (UFV)e Rey Juan Carlos, na Espanha. Em Washington concluiu o curso de especialização em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, pela Georgetown University e especializou-se em administração pública e governança na George Washington University. Foi o único brasileiro a fazer o curso e acompanhou a corrida presidencial norte-americana entre o republicano John McCain, e o democrata Barack Obama, em 2008.

FOTOS:MARTINHO DE PAULA/ESPECIAL PARA O NPDIARIO

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Operação conjunta desmantela bando
21 minutos atrás

Nesta segunda-feira em Santo Antônio da Platina Na manhã desta segunda-feira (08) equipes das Polícias

Pro Tork no pódio no Argentino/Motocross
2 horas atrás

Quinta etapa da temporada aconteceu no fim de semana Jose Felipe levou a Pro Tork

Ficafé 2022 será em outubro de forma híbrida em Jacaré
6 horas atrás

Com conteúdos presenciais no Centro de Eventos de Jacarezinho e transmissão online   A 15ª

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.