Médico explica manchas na pele por idade e câncer e pintas normais

Atende em Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Ourinhos

O médico cirurgião Eric Pimentel (foto) detalha nesta matéria as diferenças de “pintas normais” e as manchas causadas por outros motivos, como queimaduras, câncer e pela idade.

1)O que é a pinta ou sinal na pele?
Pintas ou nevus são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. Podem ser congênitos (quando presentes ao nascimento) ou adquiridos (quando surgem após o nascimento). Alguns ainda podem apresentar pêlos.Os nevos podem ser pequenos, puntiformes ou até gigantes, aqueles que atingem grandes áreas do corpo.
A grande maioria dos nevos são benignos, porém, alguns deles podem se transformar em CÂNCER de pele. Portanto ,é importante sempre examinar as pintas. O conceito de que pintas de nascença são benignas nem sempre é verdadeiro, principalmente nos nevos gigantes.

2) Quando as pintas adquiridas começam a aparecer?
Geralmente as pintas começam a aparecer na infância, tendem a aumentar em número até a meia idade, quando podem diminuir. Predisposição genética e exposição ao sol são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham mais pintas do que outras.

pintas
3) Quando devemos nos preocupar com nossas pintas?

Devemos ficar atentos quando uma pinta começa a apresentar variações de:

• Coloração – Se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom;
• Tamanho – Se a pinta vem crescendo ou diminuindo;
• Bordas – Observar se as bordas estão ficando irregulares;
• Assimetria – Se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica.

4) O que é câncer da pele?
O câncer da pele é um crescimento descontrolado e anormal das células que compõe a pele. Existem diferentes tipos de câncer, dependendo do tipo de célula que se prolifera. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares( CBC),carcinomas espinocelulares(CEC) e melanomas.O câncer da pele é o mais freqüente entre todos os tumores existentes.

5)Quais as características do CBC e do CEC ?
Esses são os dois principais tumores de pele existentes, são mais comuns em pacientes de pele clara e que tiveram grande exposição as radiações solares ao longo da vida.Localizam-se, principalmente,nas regiões que ficam mais expostas ao sol,ou seja,a face,pescoço e membros superiores. Se caracterizam por lesões descamativas, de bordas elevadas,com uma ulceração central e que não se cicatrizam com o passar do tempo.

6)O que é Melanoma?
É o mais agressivo e malígno de todos os tumores da pele.O melanoma na maioria das vezes se parece a uma pinta (nevo), sarda ou mancha de nascença,porém, ele cresce rápido, pode ter alteração de cor, espessura e assimetria e ainda pode sangrar. É muito importante o seu reconhecimento precoce, pois ,em seus estágios iniciais ele pode ser curado.
Alguns sinais de suspeita de melanoma são quando as pintas, sardas ou manchas aumentam de tamanho, ficam elevadas ou mudam de cor.

7)Como é feita a remoção das pintas e dos cânceres de pele ?
As pintas que forem suspeitas, isto é, aquelas que tem potencial de virar um tumor de pele,e os próprios cânceres de pele, devem ser removidos através de uma pequena cirurgia. Primeiramente é feita uma anestesia local e então o cirurgião retira a lesão,realizando o fechamento da ferida através de sutura simples, ou quando necessário,utilizando um enxerto de pele ou retalho local .Posteriormente, o material retirado é enviado para exame (anatamo-patológico), quando o médico julgar necessário. Geralmente, fica uma pequena cicatriz no local.

8)O que se pode fazer para evitar que as pintas/nevus virem câncer de pele?
Na verdade não podemos evitar todos os tipos de câncer de pele, mas devemos evitar a exposição solar excessiva em pessoas de pele clara e com muitas pintas.É muito importante usar filtro solar de fator de proteção 15 ou mais e que ele seja reaplicado a cada 2 horas. O ideal é aplicar o protetor na pele 30 minutos antes da exposição solar. Além disso, evitar o sol entre 10:00 e 16:00 horas.

Em Santo Antônio da Platina, faz consultas e também procedimentos cirúrgicos na Clínica V&P Hospital Day, que fica na Av. Frei Guilherme Maria, 627. Telefone (43) 3534-5639.

Em Jacarezinho, atende na Clínica Unique. Rua Coronel Figueiredo, 98, Centro. Telefone (43) 3525-5770.

Em Ourinhos, na Clínica Golden Estética, Av Alcebíades F Moraes, 95  (14) 33358277.

Queimaduras – O papel da cirurgia plástica reparadora no atendimento aos queimados é importantíssimo, dentro de uma equipe multidisciplinar. As queimaduras são lesões causadas por líquidos aquecidos, fogo, sol, produtos químicos, eletricidade e outros agentes. São classificadas em primeiro, segundo e terceiro graus de acordo com a profundidade da lesão. O tratamento funcional e estético das queimaduras pode evitar cicatrizes permanentes e melhorar a auto estima destes pacientes.

Extensão da queimadura: Com relação a sua extensão, calcula-se a área de superfície corporal queimada (SCQ) através da regra dos noves. Nesta regra, cada braço tem 9% da SCQ, a cabeça e o pescoço outros 9%, tórax 9%, abdome 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante corresponde ao períneo. Para áreas pequenas, usa-se uma comparação da área queimada com a palma da mão do paciente, que equivale a 1% da SCQ.

Queimaduras de segundo grau até 10% da superfície corporal, geralmente podem ser tratadas ambulatorialmente, desde que não sejam em mãos, pés, face ou articulações e não estejam complicadas com infecção.
As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados, com risco de morte aumentada conforme área afetada. É uma importante causa de morte em crianças.

queimaduras
As queimaduras são classificadas em três graus, conforme sua profundidade.

– Queimadura de Primeiro Grau – queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele – epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa,é dolorosa mas que regride em poucos dias. Como exemplo temos a queimadura solar.
– Queimadura de Segundo Grau – queimadura mais profunda causa bolhas (“FLICTENAS”) e é muito dolorosa, por que há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.
– Queimadura de Terceiro Grau – queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam esbranquiçados e sem vida, (“NECROSE”) não há dor por que as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá também queimaduras de primeiro e segundo grau.

Prevenção: A curiosidade natural da criança a faz explorar o meio ambiente. A casa, em especial a cozinha, deve ser planejada e utilizada de forma a não permitir à criança o acesso ao perigo. Fósforos, líquidos inflamáveis e cabos de panelas e frigideiras no fogão são itens especialmente propensos aos acidentes com calor.

Uma medida simples e que pode salvar muitas crianças é a de voltar o cabo de panelas e frigideiras para o lado de dentro do fogão. Assim sendo, o cabo ficará fora do alcance da criança.

TRATAMENTO IMEDIATO DA ÁREA QUEIMADA:
No tratamento domiciliar (imediato) da emergência  em situações de queimaduras térmicas,não interessa qual a profundidade da queimadura térmica, o primeiro cuidado é o da interrupção da atividade agressiva aos tecidos orgânicos do agente agressor. Pode ser conseguido com a utilização de água corrente na zona lesada. Um jato fraco de água levemente fria, demoradamente usado na zona queimada é o melhor tipo de tratamento imediato para a queimadura.

Um creme que pode ser usado, e que deve fazer parte da farmácia caseira, é o creme de Sulfadiazina de prata 1%. Trata-se de um genérico de baixo custo, que pode ser usado topicamente em muitas outras pequenas lesões. Existe, entretanto, a restrição para um pequeno grupo de pessoas que são alérgicas à sulfa. Uma camada fina deste creme aplicado na zona lesada dá um certo alívio à ardência. Se for possível deixar a lesão exposta sem ataduras ou outros envoltórios é melhor. Analgésicos caseiros podem ser usados.

Em todas as situações deste tipo de lesão o médico deve ser consultado imediatamente.

OBSERVAÇÕES:

• O socorrista sempre deve, antes de tudo, retirar a vítima do contato direto com o agente causador;
•  Não cobrir a vítima com cobertores sintéticos, pois estes são inflamáveis;
•  Não furar bolhas;
•  Não jogar clara de ovo, pó de café, açúcar, entre outros, mas sim, encaminhar para socorro médico, caso não tenha noção de SBV (suporte básico de vida);

TRATAMENTO TARDIO DA ÁREA QUEIMADA:
Esse dependerá basicamente da extensão e profundidade da queimadura, e da presença ou não de infecção associada. Entre as modalidades temos:

1)Tratamento conservador com o uso de cremes tópicos para queimaduras de 1 grau e 2 grau superficial.
2)Tratamento cirúrgico com desbridamento da pele queimada e posterior enxertia de pele para queimaduras de 2 grau profundo e 3 grau.
3)Uso de malha compressiva na área queimada para evitar cicatrizes patológicas ( hipertrófica/ quelóides ).

Atendimento psicológico: O paciente queimado encontra-se em um estado de extrema dor exterior e interior. Portanto, cabe à equipe de saúde cuidar de suas feridas, mas dar atenção também às suas queixas interiores. O paciente começa a se achar feio e passa a odiar sua imagem no espelho, pois a queimadura causa lesões, às vezes, irreversíveis na pele e deixa marcas, às vezes, permanentes.

Resultados do Tratamento: A cicatrização vai continuar por várias semanas ou meses. Pode demorar um ano, ou mais, para se obter o resultado final da cicatriz. Em alguns casos, procedimentos secundários podem ser necessários para finalizar ou refinar a reconstrução.

Proteja-se adequadamente do sol durante toda a vida e evite fumar para garantir a cicatrização contínua e a boa saúde. A exposição ao sol em feridas em cicatrização pode resultar em cicatrizes e pigmentação irregular que podem se tornar vermelhas ou escuras. A exposição ao sol pode resultar também em um câncer de pele.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.