Médico de Joaquim Távora é homenageado por entidade

No próximo domingo em Curitiba

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realiza na manhã do próximo domingo, dia 13, no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, a sua tradicional alusiva ao Dia do Médico, quando vai homenagear 142 profissionais com histórico exemplar à atividade. Dois deles recebem a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, em reconhecimento ao trabalho humanitário e social, e os demais terão o Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria conferida aos que alcançam 50 anos de formados sem qualquer sanção disciplinar.

Entre eles, Delcino Tavares da Silva (fotos), que reside e ainda trabalha em Joaquim Távora.

Ele tem 77 anos, é médico ginecologista, e possui negócios na área agropecuária. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em 1964, formou-se em Medicina pela mesma universidade em 1969.

Eleito vice-prefeito de Quatiguá em novembro de 1982, assumiu a prefeitura nos dois anos seguintes, substituindo temporariamente o titular Epifânio Mocelin Blanco, licenciado por doença.

Foi secretário de Saúde no governo Álvaro Dias (1987-1991), permanecendo no cargo até abril de 1990. Nas eleições de outubro daquele ano,foi eleito Deputado federal.

É casado Vera Lúcia Dolenz, com quem tem dois filhos.

 

Instituída em 1996 para reverenciar profissionais que se destacam pelo trabalho médico-social, a Medalha de Lucas tinha sido conferida até agora a somente 14 personalidades médicas, dentre elas Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, e o padre e pediatra José Raul Matte, que por meio século dedicou-se ao atendimento de ribeirinhos da Amazônia. Este ano, serão homenageados a gineco-obstetra curitibana Helen Anne Butler Muralha, com 65 anos de Medicina, centenas de partos e expressivo trabalho cultural e humanitário, e o oftalmologista londrinense Nobuaqui Hasegawa, criador de programas que possibilitaram milhares de atendimentos gratuitos, de consultas e exames e cirurgias.

O Diploma de Mérito Ético-Profissional foi entregue pela primeira vez em 1986, alcançando então 10 renomados expoentes da Medicina paranaense. Desde então, são selecionados os médicos que completam 50 anos de prática médica sob os rigores hipocráticos. Neste ano, a maior parte dos homenageados formou-se em 1969 pela Universidade Federal do Paraná e Católica do Paraná. O grupo é integrado por 16 mulheres, dentre elas a pediatra Rosária Maria Olaio Riscalli, de Campo Mourão e que será diplomada juntamente com o marido, o também pediatra Mário Riscalli Júnior, e a anestesiologista Mara Ovande do Amaral Egyidio de Carvalho, casada com o pediatra Nelson Egydio de Carvalho, distinguido em 2018 com a honraria.

A diplomação alcança 43 médicos residentes em Curitiba, 14 de Londrina, nove de Maringá, oito de Ponta Grossa, sete de Apucarana, cinco de Campo Mourão, quatro de Cascavel, três de Foz do Iguaçu e os demais de outras, como  Delcino Tavares da Silva, de Joaquim Távora e que foi secretário Estadual de Saúde; Ruy Pedruzzi, de Paranavaí, ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, que tem três irmãos, duas filhas e um neto médicos; e Ivânio Fumegali Guerra, de Pato Branco, ex-deputado federal e irmão do médico, ex-deputado e ministro da Saúde Alceni Guerra.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.