Deputado Cobra quer isenção de IPVA para doentes renais crônicos

Projeto visa viabilizar o tratamento

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou nesta terça, dia 12, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 457/2019, que garante aos portadores de insuficiência renal crônica a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O projeto de lei altera o inciso V, do artigo 14, da Lei nº 14.260, de 22 de dezembro de 2003, para estender o benefício aos renais crônicos. Hoje ele é concedido aos portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, e síndrome de down.

Na justificativa, o deputado ressalta que o Paraná é um dos poucos Estados da Federação que não concede isenção de IPVA às pessoas com deficiência renal grave/crônica. “No Paraná, não existem leis beneficiando os doentes renais crônicos. Este será um primeiro passo para que mais benefícios sejam garantidos a eles”, afirmou Cobra Repórter.

Destaca que a doença renal é um importante problema médico e de saúde pública e que dados recentes mostram que no Brasil, pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos oito anos. Além disso, o tempo em que o portador da doença precisa do tratamento de hemodiálise é, em geral, de quatro horas, três ou quatro vezes por semana.

“Neste sentido, a isenção do IPVA é fundamental, pois o uso do veículo é um  instrumento de defesa e manutenção da vida do paciente”, finaliza.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.