Começa Operação Rondon em dez municípios do Norte Pioneiro

A partir deste domingo

A Operação Rondon Regional acontece entre 23 de julho e 5 de agosto em dez municípios do Norte Pioneiro: Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Jacarezinho, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, e Wenceslau Braz.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

Organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com as universidades do Norte do Paraná (Uenp) e do Oeste do Paraná (Unioeste), a operação envolve também as instituições de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Paraná (Unespar) e do Centro-Oeste (Unicentro), além das Federais UFPR, UTFPR e Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). O projeto será realizado com o apoio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Sanepar.
A operação segue os mesmos moldes do Projeto Rondon nacional realizado há mais de 40 anos em diversas regiões do País; e tem o objetivo de formar multiplicadores nas comunidades assistidas para contribuir na melhora das condições de vida e bem-estar das pessoas. Os dez municípios
Cada município receberá alunos de duas universidades. As atividades desenvolvidas serão de acordo com as demandas que os municípios nos apresentarem. A ideia não é fazer assistencialismo. É capacitar os habitantes para que eles mesmos possam dar continuidade a muitas dessas atividades depois do projeto.
A abertura do evento será no município de Jacarezinho, no domingo (23), às 13h30 no Conjunto Amadores de Teatro(CAT),Avenida Getúlio Vargas, 968, centro. O objetivo do projeto é proporcionar às cidades envolvidas a oportunidade de receber professores e alunos universitários de várias áreas do conhecimento que desejam contribuir com a comunidade e com as lideranças locais.
Durante 15 dias, alunos e professores ficam na comunidade e trocam experiências em gestão pública, saúde, cultura e processos de produção.

Em Santo Antônio da Platina, haverá carreata de boas vindas aos Rondonistas no domingo,dia 23,com saída às 17 horas do Centro de Convivência do Idoso, localizado à Rua José de Palma Rennó, 393. Além da carreata de boas vindas haverá atividades no decorrer de toda a semana, como segue em anexo o cronograma com as atividades que serão realizadas pelos rondonistas.
São 24 voluntários envolvidos, entre professores e universitários.
A programação é a seguinte:
No dia 24 Oficina sobre segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, no Salão Paroquial; Oficina sobre o papel do agente comunitário de saúde e atenção primária, na Casa da Cultura.
No dia 25, os rondonistas promovem Oficina sobre planejamento e projeto de captação de recursos, na sala de reuniões na prefeitura; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis e Oficina de doces e compotas, na Platina; Oficina sobre DST com ênfase na sífilis, HIV, HPV, na UBS da Vila Ribeiro; Oficina sobre o papel do agente comunitário de saúde e atenção primária, na Secretaria Municipal de Saúde; Oficina de atualização sobre o tema psicomotricidade e o desenvolvimento infantil, na Casa da Cultura; Oficina sobre o ambiente escolar com ênfase no trabalho escolar coletivo, no salão da Escola Sagrada Família.
Na quarta-feira,dia 26, serão desenvolvidas: Oficina sobre o papel do agente comunitário de saúde e atenção primária, direcionada à equipe de saúde; Oficina sobre orçamento familiar, na Escola Municipal Vilma Longo; Oficina sobre comunicação e imagem da prefeitura, na sala de reuniões da prefeitura; Oficina sobre higiene bucal, no Cmei Hermínia Patrial; Oficina de sabão a partir de óleo de cozinha e Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, no distrito Conselheiro Zacarias; Oficina sobre higiene e saúde, na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt; Gincana Cidade Limpa Munícipe Consciente, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); Oficina de brinquedos com materiais recicláveis; Oficina sobre Higiene e Saúde, Escola Municipal Joaquim José; Oficina sobre saúde, alimentação e orçamento familiar, Escola Municipal Vilma Longo.


Quinta-feira, 27, acontecem as seguintes oficinas: Oficina sobre Higiene Bucal, Cmei João Galdino; Oficina de doces e compotas, no Centro de Atenção Psicossocial; Oficina sobre higiene e saúde, na Escola Vilma Longo; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis e Oficina de sabão a partir de óleo de cozinha, no patrimônio Monte Real.
Dia 28 Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, Escola Ivonice; Oficina sobre cerimonial e protocolo, na sala de reuniões da prefeitura; Gincana cidade limpa Munícipe consciente, nas Escolas Estaduais; Oficina sobre higiene e saúde, na Escola Ophélia Nascimento; Oficina de doces e compotas; Cine Rondon, no Creas; Oficina sobre higiene bucal, na Casa da Cultura; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, na Escola Hercílio Custódio; Oficina sobre gestão do pequeno negócio, na Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (ACESAP).
No sábado,dia 29, Festa Julina, na Casa Lar; Oficina sobre adubação orgânica e Oficina sobre conselhos municipais e a comunidade, no Centro de Eventos; Oficina sobre percepção ambiental e valorização do ambiente, em toda cidade.
No domingo, 30, será ministrada a Oficina sobre cooperativismo e associativismo, no Centro de Eventos e a Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, na Casa Lar.
A segunda-feira, 31, terá Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, no CRAS; Oficina de higiene bucal, no CMEI(Centro Municipal de Educação Infantil) Maria Thereza Rennó; Oficina de higiene bucal, no CMEI São Gabriel; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, no CRAS; Oficina de treinamento BPF, no Centro de Eventos; Oficina de reciclagem artesanal de papel;oficina de manejo do descarte dos medicamentos vencidos e sobras, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Vila Claro.
No dia 1º Oficina sobre o funcionamento e classificação de risco baseado no protocolo de Manchester, na Secretaria de Saúde; Oficina sobre programas do governo, na Secretaria de Educação; Oficina homem de ferro e alimentação saudável, na Casa da Cultura; Oficina treinamento BPF, no Centro de Eventos; Oficina Colorindo o meio ambiente, no EMEI Iracema Baggio; Oficina de manejo do descarte dos medicamentos vencidos e sobras, no NASF Vila Sete.
No dia dois, Oficina para explicar o uso correto e incorreto de medicamentos, no CAPS; Oficina terapêutica lúdica, no Centro de Especialidades Médicas; Gincana Escola Limpa Estudante Consciente, na Escola Pedro Claro; Oficina homem de ferro e alimentação saudável, na Casa da Cultura; Oficina terapêutica lúdica, no CAPS; Oficina sobre higiene bucal, no CRAS; Oficina de sabão a partir de óleo de cozinha, no CREAS; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, na Escola Nohêmia Lopes Galvão; Oficina de manejo do descarte dos medicamentos vencidos e sobras, no NASF Vila Ribeiro; Oficina sobre saúde, alimentação e orçamento da família, na Escola Vilma Longo.
No dia três estão previstas Palestra sobre cyberbullying; Oficina sobre currículo e preparação para o mercado de trabalho, no CREAS; Oficina de gestão do orçamento familiar, no CRAS e Oficina de treinamento de boas práticas de fabricação ambulantes,oficina sobre Higiene e Saúde; Gincana Escola limpa Estudante Consciente, na Escola Monteiro Lobato.
No último dia haverá Gincana Escola limpa Estudante.

 

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Carlópolis: dupla mata mulher na zona rural
12 de agosto de 2022

Depois PMs interceptaram os dois em Santo Antônio da Platina Dois bandidos renderam e agrediram

Show de Álvaro e Daniel em Siqueira
11 de agosto de 2022

Tempo da Graça Em Siqueira Campos ocorrerá evento religioso no Rincão Sorriso, no dia 07

Pilotos Pro Tork em rodada dupla no Sportbay/Motocross
11 de agosto de 2022

Quinta e sexta etapas da temporada acontecem na cidade de Morrinhos (GO) O Campeonato Sportbay

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.