Aplicativo revoluciona interação cidadão-PM no Norte Pioneiro

Para pedido de atendimento de ocorrência

A Polícia Militar do Paraná, através do 2º Batalhão, lançou oficialmente o app 190/Emergência Paraná para solicitação de atendimento de ocorrência nos 22 municípios da abrangência. Integram a unidade: Jacarezinho, Cambará, Carlópolis, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Ribeirão do Pinhal, Abatiá, Jundiaí do Sul, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Salto do Itararé, São José da Boa Vista, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Conselheiro Mairinck e Tomazina.

Na Capital do Estado o aplicativo funciona desde outubro do ano passado.

As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF e e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

Sobre a abertura de ocorrência – Com o aplicativo instalado, o usuário poderá solicitar atendimento para quaisquer tipos ocorrência. Na tela de abertura de ocorrência está disponível ícones para solicitações rápidas para situações de violência doméstica, perturbação do sossego e trânsito. Para os demais crimes, tipo roubo/furto, pessoas suspeitas, etc o usuário acessará o ícone Outros, também disponível na mesma tela.

O usuário pode ainda inserir no chamado 02 fotos e 01 vídeo sobre o fato solicitado, bem como acompanhar o andamento do atendimento pela tela “minhas ocorrências – andamento”, consultando as providências tomadas até a finalização.

Outro fato importante é a possibilidade do usuário poder acompanhar a sua solicitação até o desfecho da ocorrência, gerando, assim, um nível maior de satisfação pelo serviço recebido”

Uma inovação importante comparada ao sistema tradicional de acionamento através do telefone 190, é a disponibilidade de acesso para usuários com deficiência fono-audióloga, sem precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para intermediar com a Polícia Militar, bastando cadastro em seu perfil com apoio às necessidades de comunicação com tradução em libras.

Conversando diretamente com o Policial Militar – O aplicativo ainda disponibiliza uma tela de Chat, na qual o usuário poderá conversar diretamente como Policial Militar atendente trocando informações acerca das suas ocorrências em andamento.
Para o comandante do 2º Batalhão, Tenente-Coronel José Luiz de Oliveira, o aplicativo vem ao encontro dos anseios da comunidade no sentido de agilizar os atendimentos, bem como coloca a Polícia Militar alinhada com a modernidade: “Nos dias de hoje são inúmeros serviços públicos que estão disponíveis para acesso através de um smartphone e a Polícia Militar do Paraná não poderia ficar para trás. O aplicativo traz inovações que revolucionarão a maneira com que cidadão se comunica com a Polícia Militar. Ao solicitar um atendimento, por exemplo, ele poderá inserir fotos e vídeos no seu chamado, conversar com o atendente através de “chat”, inclusive com disponibilidade da comunicação em libras.

“Outro fato importante é a possibilidade do usuário poder acompanhar a sua solicitação até o desfecho da ocorrência, gerando, assim, um nível maior de satisfação pelo serviço recebido. Ressalto, por fim, que os atendimentos pelo telefone 190 continuarão normalmente e o aplicativo vem a somar mais uma maneira que o cidadão tem em mãos, literalmente, para acionar a Polícia Militar”, finalizou o Comandante.

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