Andirá mobiliza Plano Municipal de Saneamento Básico

Para modernizar o sistema e resolver demandas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Andirá (Samae) apresentou na última quarta-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Vereadores, o plano de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Andirá. Uma ação estratégia, há muitos anos esperada para solucionar problemáticas e modernizar o sistema.
Vereadores, secretários, técnicos envolvidos e a Prefeita, Ione Abib, foram convidados para apreciarem as especificidades do projeto. O evento, que marcou o início da construção do Plano, teve debates, questionamentos e relatos situacionais, apontando as demandas e enfrentamentos que o município terá que superar neste viés, para garantir mais eficácia no atendimento de serviços de água, esgoto, galerias pluviais, resíduos sólidos.
Os dados foram apresentados pelo técnico Agenor Martins Júnior – Arquiteto e Urbanista -, da DRZ Geotecnologia e Consultoria Ltda, de Londrina, contratados via licitação para a operar as análises e fomentar as estratégias. A Prefeita, Ione Abib, durante sua explanação, destacou que o município tem pressa na solução destas demandas, já que há muito tempo, sofre com dificuldades nestes setores.
O diagnóstico já começa nos próximos dias 14 e 15, com levantamento de capo (Sistema de abastecimento de água, Sistema de esgotamento sanitário, Sistema de drenagem e manejo de águas pluviais, Sistema de limpeza Pública e manejo de resíduos sólidos. “A importância do Plano é que ele faz a previsão do investimento para os próximos 20 anos, aprovado através de Lei municipal. Todo recurso que pedir nos órgãos estadual ou federal, tem que ter vinculado o Plano. Por isso a importância urgente”.
De acordo com o técnico responsável pela coleta dos dados, será formado um grupo de trabalho. O Plano seguirá as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Saneamento Básico e os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O grupo de trabalho se reunirá periodicamente para análise dos avanços dos diagnóstico e prospecção do planejamento estratégico e plano de execução (programas, projetos, ações). Finaliza-se com o relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico, elaboração da minuta de Lei e aprovação do Plano. Todo o trabalho será apresentado em Audiência Pública à comunidade.
Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.