Hemocentro em Jacarezinho recebe doadores

A Unidade de Coleta e Transfusão do HEMEPAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) continua funcionando normalmente em janeiro(fotos). O local para coleta é na Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, em Jacarezinho, às segundas e terças das 19 às 22 horas e às quartas-feiras das oito às 12 horas.
A enfermeira Juliana Damas explica que mesmo com a chuva, na noite de terça-feira, 12, foram quinze doadores até a unidade. “Desses doze vieram da cidade de Ribeirão Claro. Muito importante a participação da população”, argumenta.
Em dezembro, as 22 unidades do HEMEPAR no Estado do Paraná registraram recorde no período, considerado crítico por conta das férias e das festas de final de ano. Para que isso fosse possível, os bancos de sangue do Governo do Estado trabalharam em regime especial de plantão. Além disso, uma ampla campanha de divulgação foi feita junto à mídia para alertar a população sobre a necessidade de se manter os estoques de sangue em níveis seguros.

Requisitos básicos para que as pessoas doem sangue:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 18 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50 quilos.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Impedimentos temporários:
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez.
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, aguardar 12 meses.
O Hemepar é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.

Hemocentro 01

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.