Antonelli garante organização para vacinação em Ibaiti

Ele é médico e preparou logística para imunização da população

O Prefeito Dr. Antonely afirmou nesta segunda-feira, dia 18, que imunização contra a Covid-19 começa assim que chegarem vacinas nos postos de Ibaiti. Os grupos prioritários para receber a dose foram definidos pelo Ministério da Saúde

Ele disse que o município seguirá o Plano Estadual da Secretaria Estadual de Saúde. O documento foi elaborado seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e teve a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR). O Plano prevê ações e estratégias para os três níveis de gestão, União, estado e municípios.

O planejamento dos grupos a serem vacinados primeiro foi definido pelo Governo Federal. O Ministério da Saúde que ditará as regras de quais grupos serão vacinados primeiro.

Segundo o prefeito, a definição dos grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a Covid-19 foram definidos pelo Plano Nacional de Imunização e seguido pelo Plano Estadual de Vacinação. “Os critérios para a definição dos grupos prioritários para a vacinação não são de competência da administração municipal. Compete ao município seguir o que foi definido pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito.

Segundo o Ministério da Saúde, a definição dos grupos prioritários seguiu critérios como, tempo de contato (ou exposição) com os pacientes Covid-19 e pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-CoV-2.

 

Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

O detalhamento, assim como a estimativa de cada população constam na página 4 do Plano.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.