Volta do despacho gratuito de bagagens

Deputado federal Rubens Bueno vota a favor da medida

A Câmara dos Deputados aprovou a volta do despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. Defensor da retomada desse direito do consumidor, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou que a medida já havia sido tomada anteriormente pelo Congresso, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“A cobrança do despacho de bagagem tinha sido implantada pelas companhias áreas com a promessa de redução do preço das passagens para quem viajasse apenas com bagagem de mão. Mas isso não aconteceu. As passagens acabaram aumentando ainda mais. Agora retomamos essa regra que vai beneficiar todos os usuários do serviço”, afirmou Rubens Bueno.

A retomada do despacho gratuito de bagagens foi incluída pelos deputados dentro do medida provisória (MP 1089/21) que flexibiliza e simplifica regras para o setor aéreo e que tem o objetivo de diminuir custos para as empresas e possibilitar a queda do preço dos serviços. A proposta segue agora para a análise do Senado.

A MP acaba com a diferença entre serviços aéreos públicos (transporte comercial regular) e serviços privados (sem remuneração e em benefício do operador), além de mudar valores e tipos de ações sujeitas a taxas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre as medidas estabelecidas pela proposta estão o fim da competência da Anac para outorga de serviços aéreos; o fim da necessidade de revalidação dessas outorgas a cada cinco anos; o fim de contratos de concessão das empresas aéreas e o fim da obrigação de autorização prévia para construção de aeródromos. Ela também simplifica o processo de autorização para que empresa estrangeira explore o serviço de transporte aéreo no Brasil.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

SAMU terá novas bases e dez novas ambulâncias no NP
2 horas atrás

Cisnorpi será o gestor a partir de fevereiro de 2023  O deputado federal Sandro Alex

No Norte Pioneiro Evento debate a expansão urbana
3 horas atrás

Será nesta sexta-feira no Legislativo de Santo Antônio da Platina Será promovida uma reunião administrativa

Preso ex-marido que fazia ameaças em Salto do Itararé
4 horas atrás

Elemento de 37 anos disse que iria matar ex-convivente Às 10h30m desta terça-feira, dia 28,

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.