Tomazina participa de Seminário de Atenção Primária para a Saúde

Público-alvo foram os gestores e técnicos que trabalham no setor

O prefeito Flávio Xavier Zanrosso e os  profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Tomazina  participaram nesta quinta-feira (23) do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS), promovido pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e o Conselho de Secretários Municipais do Paraná (Cosems).

A atividade iniciou às oito horas, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, e terminou  nesta sexta-feira (24), em Londrina.

O público-alvo desta capacitação foram os gestores e técnicos que trabalham na qualificação da Atenção Primárias das duas macrorregiões do Paraná,  norte e nordeste do Estado. Assim, cerca de 400 pessoas participaram dos dois dias de seminário, incluindo o município de Tomazina.

O objetivo foi promover um espaço de debates técnicos e troca de experiências entre as três esferas de governo, que fazem a gestão da Atenção Primária. A ideia é qualificar os processos de trabalho através da melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. O programa Previne Brasil foi instituído em 2019, estabelecendo um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde, ou seja, alterando a forma.

A partir de agora, o Ministério da Saúde utiliza quatro critérios para enviar dinheiro à APS, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). São eles a capitação ponderada, o pagamento por desempenho, o incentivo para ações estratégicas e o incentivo financeiro com base em critério populacional de cada município.

O chefe do executivo tomazinense salientou que os investimentos no setor de saúde levaram o município a ser referência no Paraná, “ somos referência por termos atingido as metas do Ministério da Saúde e isso só foi possível porque acreditamos em nossa equipe e investimos pesado desde 2017 na qualificação, aquisição de equipamentos, reformas e ampliações de unidades (UBSs) e por, principalmente termos uma equipe comprometida com a população(Agência Criativa/David Batista/Foto: Foto: Vivian Honorato).

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Policiais concluem fase de adaptação
43 minutos atrás

Formação de praças da corporação avançou Os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP),

Terça e Quarta Verdes na rede Molini’s
46 minutos atrás

Confira todas as ofertas desta promoção  

Foragida pelo crime de roubo em Santo Antônio da Platina
3 horas atrás

O comparsa já está preso e confessou crime A Delegacia de Polícia Civil Santo Antônio

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.