Tribunal de Contas alerta Curiúva

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu alerta aos Município de Curiúva(foto da igreja Matriz localizada no centro da cidade)  em razão da extrapolação de 95% do limite de 54% da receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal no primeiro semestre de 2015. Portanto, os respectivos Executivos estão sujeitos às vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A LRF estabelece (artigo 20, III, “a” e “b”) o teto de 54% da RCL para os gastos com pessoal do Poder Executivo Municipal. Curiúva gastou 52,92%.

Para eles é vedado (parágrafo único do artigo 22 da LRF): concessão de vantagens, aumentos, reajuste ou adequações de remuneração a qualquer título; criação de cargo, emprego ou função; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvada reposição de aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança; e contratação de hora extra, ressalvadas exceções constitucionais.

Os municípios são alertados pelo Tribunal para que adequem seus gastos e suas despesas com pessoal não alcancem o limite de 54% da RCL. Nos municípios onde isso ocorre, a Constituição Federal estabelece (parágrafos 3º e 4º do artigo 169) que o poder Executivo deverá reduzir em, pelo menos, 20% os gastos com comissionados e funções de confiança.

Caso não seja suficiente para voltar ao limite, o município deverá exonerar os servidores não estáveis. Se, ainda assim, persistir a extrapolação, servidores estáveis deverão ser exonerados. Nesse caso, o gestor terá dois quadrimestres para eliminar o excedente, sendo um terço no primeiro, adotando as medidas constitucionais.

Serviço

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Termina hoje à noite Festa do Milho de SAP
3 horas atrás

Evento está sendo na quadra da igreja Matriz Desde sexta-feira, dia primeiro, a Festa do

Novo trator ajuda a produção rural em S.Antônio da Platina
4 horas atrás

Entregue no fim de semana à prefeitura platinense O Primeiro secretário da Assembleia Legislativa (Alep),

Citroen capota entre Siqueira e Quatiguá
15 horas atrás

Na tarde deste sábado na rodovia PR-092 Um motorista transitava pela PR-092 às 16h25m deste

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.