Projeto de Romanelli proíbe atraso em consultas e exames

Facilitar acesso à saúde e garantr tratamento igualitário

Nesta semana, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), apresentou projeto de lei que proíbe a prática da indisponibilidade total na marcação de consultas e exames médicos. A proibição se estende à delonga na liberação pelo médico, profissional de saúde, hospitais, clínicas ou plano de saúde, do agendamento de consultas, retornos, exames e quaisquer outros procedimentos.

O projeto prevê que o agendamento de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos da área da saúde deverão privilegiar a marcação aos casos de urgência e emergência, e às pessoas com deficiência, os idosos (acima de 60 anos), gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos

Fica vedado, pela proposta, o agendamento de consulta com prazos diferenciados entre os pacientes da rede pública, os cobertos por plano de saúde e os particulares, constituindo discriminação o favorecimento de preferência à algum deles.

O descumprimento de qualquer artigo previsto no projeto, o estabelecimento às sanções previstas no Código do Consumidor.

Reclamações – A justificativa afirma que a prática comum em consultórios e estabelecimentos de saúde dificultam, condicionam e restringem o agendamento de consultas, retornos, exames e procedimentos. “A prática prejudica a prestação de serviços na saúde, na medida em que provoca grandes incertezas aos consumidores pacientes”.

“Com a presente proposta, buscamos contribuir na diminuição das frequentes reclamações e dificuldades
encontradas no agendamento de consultas, exames e demais procedimentos”, diz a justificativa do projeto,

Além disso, a proposta assegura tratamento igualitário entre os pacientes da rede pública de saúde dos cobertos por plano e particulares, deixando de se priorizar eventuais critérios financeiros nos agendamentos de consultas e exames, seguindo o exemplo da universalidade do acesso à saúde, garantido constitucionalmente.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Abertura com grande público na 50ª EFAPI (vídeos)
4 horas atrás

Veja imagens da dupla George Henrique & Rodrigo, DJ Dany Freitas e Ana Castela. As

Visite bonito estande de Móveis Adelino na 50ª Efapi (veja vídeo)
6 horas atrás

Façam uma visita e confira muitas novidades https://www.youtube.com/watch?v=EkztqBwHrxc Patrocinadores Estande Npdiario EFAPI Expo 2022 Projeto

Detido com porção de maconha e sem CNH
6 horas atrás

Chevrolet Zafira estava no bairro Jardim São João A Polícia Militar realizou patrulhamento de rotina

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.