Prefeitura platinense intensifica combate contra aedes aegypti

Aumento de casos na região e epidemia declarada pelo Estado cria alerta para evitar proliferação 

A prefeitura de Santo Antônio da Platina através da Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião com representantes de diversos setores da administração para intensificar a campanha de combate à dengue na cidade.

Com o aumento significativo de casos registrados em municípios vizinhos e a declaração de epidemia pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município dará início a uma campanha intensiva de orientação sobre os sintomas da dengue e também o reforço nas medidas preventivas de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o último boletim da dengue divulgado pela Sesa, Santo Antônio da Platina registra hoje apenas um caso positivo de dengue. Na 19º Regional de Saúde que corresponde a 22 municípios da região são 66 casos positivos da doença. Lideram o número de casos os municípios de Jacarezinho (19 casos), seguido de Cambará (15 casos) e Santana do Itararé (14 casos).

“Nossa atenção está voltada ao índice de infestação do mosquito da dengue, que apesar de ainda estar num nível aceitável, nos alerta para um aumento significativo nas próximas semanas devido às condições climáticas favoráveis para o aumento das larvas em possíveis criadouros. ”, informou a enfermeira Beatriz Nogueira Reis, que é responsável po setor de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente o índice de infestação do mosquito em Santo Antônio da Platina é de 0,8% sendo que o aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 1%. Em municípios vizinhos como Siqueira Campos, por exemplo, este índice já ultrapassou os 9,9%, seguido de Jacarezinho com 5,1% de infestação.

Dentre as ações já previstas para prevenção da doença no nosso município, estão as ações de conscientização nas escolas, campanhas de recolhimento de lixo e limpeza de terrenos públicos e autuação de terrenos particulares, além do mapeamento por bairros por índice de infestação.

Epidemia no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou na terça-feira (19) situação de epidemia de dengue no Paraná devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabiliza mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença.

De acordo com a Sesa, os números do boletim semanal da dengue mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico – por isso a configuração de um cenário epidêmico.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

JEPs: Novas etapas em Wenceslau Braz e Pinhal começam hoje
5 horas atrás

Competições reúnem 17.751 inscritos, entre alunos e professores, de 183 municípios paranaenses Começa nesta quinta-feira

PRE e SEST/SENAT fazem Bliz Educativa
5 horas atrás

Ação da PRE e do SEST/SENAT Nesta quarta-feira, dia 25, a Unidade Operacional da PRE

Liminar reaviva a polêmica sobre o presídio em Pinhal
6 horas atrás

Decisão provisória do TJ suspendeu possível obra A polêmica prossegue. Agora, o Tribunal de Justiça

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.