Novos leitos de UTI ampliam luta no NP

Em Santo Antônio da Platina são 15 funcionando

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) disse nesta sexta-feira, 23, que a ativação de novos leitos de UTI, pela Secretaria Estadual de Saúde, em vários municípios, fortalece a luta no combate e tratamento da Covid-19. Segundo o parlamentar, desde o início da pandemia foram instalados 124 leitos de UTI nessas cidades.

“Foi uma decisão rápida que buscou garantir atendimento eficiente em municípios com população entre 10 mil e 47 mil habitantes, em todas as regiões do Estado”, enfatiza Romanelli. Como exemplo, o deputado cita os novos leitos instalados em Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, e em Colorado, no Noroeste.

“No caso de Santo Antônio da Platina, o Hospital Regional do Norte Pioneiro recebeu mais cinco leitos de UTI exclusivos para atendimento às vítimas da Covid-19. Hoje, tem 15 funcionando”, assinalou.

Municípios – Em todo o Paraná há 1.834 leitos de UTI e 2.769 leitos de enfermaria para adultos. A rede exclusiva também tem 22 UTIs e 34 enfermarias pediátricas. São 63 municípios integrados nessa estratégia de atendimento. Mais de 70 mil atendimentos já foram realizados.

O custo mensal de manutenção dos leitos de UTI é de R$ 6 milhões, com recursos do Governo do Estado e da União. Romanelli observa ainda que o investimento foi necessário para evitar deslocamentos para outros grandes centros médicos em busca de atendimento hospitalar para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo o deputado, foi uma ação que ajudou a salvar muitas vidas.

O deputado lembra ainda que parte dos equipamentos instalados, tais como respiradores e monitores, também foi entregue pelo Estado. “Outros equipamentos e materiais foram doados ou adquiridos pelos próprios prestadores de serviço, que repassaram às instituições. Uma parceria que garante eficiência e compromisso com a saúde do paranaense”, conclui.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.