Norte Pioneiro em revista semanal

Coluna bem informada do jornalista Valdir Amaral 

Rancho Alegre

A Paraná Esportes entregou kits de materiais esportivos para a Prefeitura de Rancho Alegre. Os materiais contêm diversos equipamentos que vão auxiliar na prática de atividades para a terceira idade. Rancho Alegre também recebeu recursos do programa Paraná Mais Cidades, mantido por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Paraná. Foram liberados R$ 150 mil para a reforma de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). A obra já foi iniciada.

Pedágio

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), destacou que o novo modelo de pedágio é fator estruturante para o Paraná. O parlamentar é integrante da Frente Parlamentar sobre os Pedágios e rodou o Estado para ouvir os paranaenses acerca do encerramento dos atuais contratos e da nova modelagem para a concessão de rodovias. Ele sustenta que se trata de uma questão estruturante, com impacto na economia estadual. Para o deputado, a sociedade espera que a nova proposta atenda aos anseios dos paranaenses, que rejeitaram o modelo híbrido proposto inicialmente pela União.

Norte Pioneiro

Prefeitos da região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) debateram com o ministro da Educação, Milton Ribeiro e com o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte, questões referentes ao funcionamento de programas como o PNAE (Alimentação Escolar), o PNATE (Apoio ao Transporte) e o PAR (Plano de Ações Articuladas).

Como os municípios estão se preparando para o retorno às aulas com segurança, os chefes do executivos buscam alternativas em conjunto para solucionar os principais desafios da Educação, de modo a preservar a saúde de estudantes, professores e profissionais do setor.

Vacinação

Professores e agentes administrativos da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. As doses do imunizante são aplicadas em Jacarezinho. Assim, os servidores que atuam nos campi de Cornélio Procópio e Bandeirantes têm de se deslocar para serem vacinados.

A Uenp atua na linha de frente no enfrentamento da pandemia desde os primeiros casos registrados na região. Servidores positivados com o vírus devem adiar a vacinação em até quatro semanas após o início dos sintomas ou a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas. Já quem recebeu a dose da vacina contra a influenza deve aguardar 14 dias para se vacinar.

Segunda chance

Por falar em vacinação, Romanelli afirmou que a vacina salvou a sua vida. Em recuperação dos efeitos da covid-19, o deputado foi diagnosticado com a doença no início deste mês, mesmo após ser imunizado com as duas doses da vacina. “As vacinas salvaram a minha vida. Estou em recuperação por causa da infecção, mas as inflamações reduziram bem e agora estou enfrentando apenas os efeitos do pós-Covid”, disse durante encontro virtual que reuniu diversas lideranças paranaenses para debater economia, pandemia, pedágios e serviços públicos.

Cornélio Procópio

Decisão do prefeito Amin Hannouche (PSD), de Cornélio Procópio, colocou o município em destaque e na vanguarda das ações para frear o avanço da covid-19. Amin transformou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em UAR (Unidade de Atendimento Respiratório), que virou referência em todo o Paraná. A ação tem um único objetivo:

promover agilidade na chegada de pacientes do município com procedimentos para detecção da doença e encaminhá-los imediatamente para atendimento hospitalar. “Foi uma decisão emergencial para conter o avanço da covid-19. Foi a única solução encontrada para frear o avanço da doença em Cornélio Procópio”, justifica o prefeito.

Tomazina

A Prefeitura de Tomazina inaugurou a Sala do Empreendedor (foto principal) que funcionará como um canal de atendimento para incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A Sala também vai facilitar a abertura de novos negócios e oferecer orientações e capacitações aos MEIs (Microempreendedores Individuais) e microempresas.

O setor de turismo, que é um dos principais responsáveis pela economia de Tomazina, também será beneficiado com o novo espaço, que contará com um ponto de orientação e capacitação de empresas para a participação em compras públicas. Os atendimentos serão realizados de forma presencial e online. Mais informações podem ser feitas pelo telefone (43) 9 9934-0768.

Sertaneja

A Prefeitura de Sertaneja finaliza as obras da nova Clínica de Fisioterapia, que está sendo instalada em anexo à UBS, no distrito de Paranagi. Antes, os moradores da localidade tinham de se deslocar até a cidade para receber atendimento. Foram investidos cerca de R$ 280 mil na nova UBS.

Além da clínica de fisioterapia, o novo espaço tem também farmácia, posto odontológico, consultórios e sala de vacinas, entre outras melhorias. “Esta clínica é de muita importância para Paranagi. As pessoas que antes precisavam ir para Sertaneja, agora tem tudo bem pertinho.”, resume o prefeito Jamison Donizete da Silva (PSD).

Sertaneja 2

Ainda em Sertaneja, a Prefeitura iniciou um plano de arborização que prevê o plantio de cerca de 2 mil árvores de várias espécies. Dentre elas, Cássia, Cerejeira do Japão, Resedá Mirim, Falso Barbatimão, Ipês de cores variadas, Manacá da Serra, Quaresmeira e Oiti. O prefeito Jamison apela para o bom senso da comunidade, para que as mudas possam crescer fortes e vigorosas e ajudar na preservação do meio ambiente.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.