Prefeitura inicia CastraPet em Santo Antônio da Platina

Mais de 480 animais serão castrados na cidade pelo programa de castração gratuita de cães e gatos 

Teve início nesta sexta-feira, 12, em Santo Antônio da Platina a castração gratuita de cães e gatos através do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet).

Mais de 480 animais serão castrados no município através do programa, que visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

A abertura do programa realizada no Tiro de Guerra, onde foi feita a triagem dos bichos e estão instaladas as clínicas móveis, instaladas em ônibus onde estão sendo realizadas as cirurgias. As castrações seguem até domingo, dia 14.

As cirurgias são gratuitas e além da castração, os animais são microchipados para identificação e os donos também recebem a medicação para o pós operatório.

O cadastro dos animais que serão castrados  foi realizado durante o mês de outubro em todo o município.“ Um programa dessa extensão é  de muita importância para saúde pública do município, pois a castração evita o desenvolvimento de muitas doenças nos animais e também nas pessoas. Esperamos que esse projeto volte acontecer anualmente, pois beneficia muito a população”, disse a secretária municipal de Saúde Gislaine Galvão.

O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e em Santo Antônio da Platina foi viabilizado pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli. “

Agradecemos o nosso deputado Romanelli pela sensibilidade de nos ajudar com um programa tão importante para saúde pública”, declarou o prefeito José da Silva Coelho Neto durante a abertura do programa.

Participaram da abertura também o chefe regional do IAT Marcos Antônio Pinto, a veterinária da Sedest, Girlene Jacob, Flávio Biancard,  representante do secretário da Sedest e idealizador do programa Márcio Nunes, a representante da ONG platinense Mundo Cão Joana Bertolini, o sargento do Tiro de Guerra Edevilson Buthencourte, a vereadora Mirian Montanheiro e secretários da administração municipal.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.