Deputados aprovam lei que proíbe corridas de cães no Paraná

Protege os múltiplos abusos físicos e psíquicos para entretenimento e arrecadações

A Assembleia Legislativa aprovou a proibição de corridas competitivas ou de atividades extenuantes com cães no Paraná. O projeto de lei dos deputados Professor Lemos (PT), Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Soldado Fruet (Pros) foi aprovado em primeira votação na sessão desta segunda-feira (18). São necessários ainda a aprovação em mais dois turnos e na sequência segue para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

O deputado Romanelli disse que é mais uma lei aprovada para proteção e bem estar dos animais. Segundo ele, a aprovação encerra qualquer discussão sobre legalidade desse tipo de atividade utilizando cães. “Sob o falso pretexto de qualificar as práticas como esportivas, animais são sujeitos a múltiplos abusos físicos e psíquicos para entretenimento e arrecadação. A prática é ilegal e deve ser devidamente combatida”.

O deputado Soldado Fruet disse que além de conscientizar a população sobre a necessária proteção do meio ambiente, esse projeto tem como objetivo reduzir os maus-tratos aos animais, inclusive com a imposição de multa aos que realizarem corridas competitivas com cães. “Não podemos deixar que o Paraná vire um celeiro de crueldade e a nossa proposta é mais uma ferramenta para impedir que isso aconteça”.

FACHADA – De acordo com o projeto de lei a exploração de animais é fachada e porta de entrada para crimes de diversas outras naturezas. “Embora pareça nova, a intenção de libertar cães de modos de exploração variada já reúne muitos anos, grande mobilização da sociedade civil e farto registro audiovisual de delitos evidentes”, aponta o texto.

“Práticas dessa natureza além de causarem inegável sofrimento aos animais envolvidos, delito previsto no artigo 32° da Lei 9605/1998, são também usadas como empreendimentos de lavagem de dinheiro de origem ilícita ou não rastreada, além de burla do sistema fiscal e tributário do país”, pontuam os deputados.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.