Cobra reforça combate de crimes contra animais

Denúncias podem ser feitas no serviço Disque Denúncia 181 que atende todo Paraná

“Nosso objetivo é o bem-estar animal! Lutamos constantemente contra os maus-tratos: todo o animal possui direitos; o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado o homem a cometer crimes terríveis contra os animais e contra a natureza”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é um defensor da causa animal. Nesta segunda-feira (04), o deputado, juntamente com o vereador Paulo Sérgio Ratolino, pediu para que a Polícia Ambiental investigue as mortes de 15 cavalos que ocorreram nos últimos dias por maus-tratos na cidade de Rolândia.

“Não podemos aceitar isso! A secretária municipal do Meio Ambiente também foi comunicada para tomar providências. A prefeitura tem um contrato com esta empresa que faz o recolhimento de animais de grande porte. A nossa sugestão é que esses animais sejam identificados e recolhidos pela empresa terceirizada ainda com vida para serem adotados”, ressaltou o deputado estadual Cobra Repórter.

Cobra Repórter lembra ainda que é autor da Lei Estadual nº 19.472/2018 que instituiu o Julho Dourado. O objetivo é realizar ações e motivar a população para que reflita sobre o bem-estar dos animais de rua e animais domésticos de estimação (pets) e a importância da prevenção de zoonoses.

“Prevenir os maus-tratos e respeitar os direitos dos animais pode vir a ser tarefa escolar. Essa é a proposta do projeto de lei que apresentei esse ano na Assembleia Legislativa do Paraná”, complementou o deputado estadual. O projeto pede a inclusão de conteúdos relativos a direitos dos animais e formas de proteção destes direitos nas escolas públicas e privadas do Estado do Paraná.

MAUS-TRATOS É CRIME- Conforme a Lei 14064/2020, editada e sancionada em 29 de setembro de 2020, a prática de maus-tratos a cães e gatos é crime, com possibilidade de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. Denúncias de maus-tratos e abusos contra animais podem ser feitas no serviço Disque Denúncia 181, que atende todo o Estado do Paraná.

Em 2020, o 181 recebeu 50.659 denúncias. Destas, 7.076 foram sobre maus-tratos a animais domésticos. Ou seja, a demanda representa 13,96% do total de denúncias, sendo o 3º tipo criminal mais denunciado em 2020 no Disque Denúncias.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.