Câmara aprova projeto que reconhece visão monocular como deficiência

Agora o texto segue para a sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou o parecer da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) ao Projeto de Lei 1615/19, que assegura, à pessoa que enxerga com apenas um olho, os mesmos direitos e benefícios assegurados na legislação brasileira à pessoa com deficiência.

Agora o texto segue para sanção presidencial. Os monoculares, como são conhecidos, não possuem as percepções de profundidade e de tridimensionalidade, além de terem a visão periférica prejudicada.

Eles não podem exercer algumas profissões, como bombeiro, militar, motorista profissional, e também sofrem com o preconceito e a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. “Diversas instâncias dos poderes Executivo e Judiciário já estenderam à pessoa com visão monocular os mesmos direitos assegurados às pessoas com deficiência, medida inquestionavelmente oportuna e justa”, diz a parlametar, adicionando: “Agora, o Parlamento ratificou posicionamento já consolidado em nossa sociedade e reconheceu definitivamente que a pessoa com visão monocular faz jus aos direitos conferidos à pessoa com deficiência”, afirma Luísa Canziani.

 

 

Portanto, a instituição em lei da visão monocular como deficiência visual pretende uniformizar o tratamento a essas pessoas em todo o território nacional. Vinte e três estados – incluindo o Paraná – e o Distrito Federal já reconhecem os monoculares como deficientes, mas falta a garantia de uma lei federal.

O Senado aprovou a proposta em 2019 e agora, com a votação na Câmara, o projeto segue para sanção presidencial.

MONOCULAR – A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a visão monocular como uma deficiência visual em razão da perda da visão binocular (nos dois olhos) no processo de formação da visão.

Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais e, além disso, são alvos de discriminação. A mão sobre um dos olhos é o símbolo que representa as pessoas com deficiência visual que enxergam com apenas um olho.

Os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, portanto, essas pessoas apresentam noção de profundidade bastante limitada. O símbolo serve de orientação para que a população identifique os monoculares nas mais diversas situações.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.