Alerta sobre risco iminente da 3ª onda da Covid

Observatório Covid-19 da Fiocruz também trata do perigo de uma nova onda

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta terça-feira, 18, que está cada dia mais evidente o risco de o Brasil ter uma terceira onda de covid-19. “Tem alguns idiotas que ainda não veem o risco. Tem idiotas que não enxergam a importância do isolamento, do distanciamento, do uso da máscara, das medidas de higiene e da vacina para proteger vidas”, disse.

Romanelli ressalta o recente alerta da Universidade de Washington sobre a possibilidade da nova onda de infecções pelo novo coronavírus no Brasil. Segundo a instituição, o ritmo lento da vacinação e o baixo índice de isolamento devem levar o País a um momento crítico até agosto, com a possibilidade de chegar a 750 mil mortes.

Medidas – “É uma realidade assustadora. É preciso acelerar a imunização e, ao mesmo tempo, reafirmar a necessidade de distanciamento e de isolamento social para evitar mais mortes. O Brasil já errou o suficiente e não há mais margem para negacionismo”, avalia.

Além da universidade americana, o Observatório Covid-19 da Fiocruz também trata do perigo de uma nova onda. O boletim mostra que há uma intensa circulação do vírus e alerta que a pandemia pode permanecer em níveis críticos, abrindo a possibilidade para o surgimento de novas variantes do vírus devido à intensidade da transmissão.

Romanelli acredita que o Brasil ainda não mergulhou no caos total em razão das medidas adotadas por governadores e prefeitos. “Se tivéssemos seguido o discurso federal negacionista, certamente já estaríamos numa crise sanitária ainda mais grave do que a atual”, afirmou.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.