Abre comitê extra da Covid em Ibaiti

É deliberativo, ou seja, tem poder de decisão

Os Conselhos Operacionais Emergências contra a Covid-19 foram instituídos em todo o Brasil com o objetivo de acompanhar a evolução do quadro epidemiológico da Covid-19, e principalmente, estabelecer medidas de saúde pública necessária para a prevenção, controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas.

O Comitê Extraordinário de Contingenciamento em Saúde da Covid-19 do município de Ibaiti realiza reuniões periódicas para debater ações e sugestões em relação ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Denominado Comitê Extraordinário CV19 de Ibaiti foi instituído após a publicação da Portaria nº 356, de 11 de março de 2020, do Ministério da Saúde, que “Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei Federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19 no Brasil”.

Foi aberto por conta da responsabilidade municipal em elaborar e apresentar um Plano de Contingência referente às ações de prevenção, enfrentamento, fluxos de atendimentos e tratamento dos casos suspeitos e confirmados do vírus Covid-19.

No Decreto Municipal nº 2023, de 17 de março de 2020, que instituiu o Comitê Extraordinário CV19 de Ibaiti, em sua primeira composição incluiu apenas representantes da administração pública direta e indireta.

No entanto, devido a sua importância e para dar maior representatividade e atender o clamor popular, a partir do Decreto Municipal nº 2035, de 02 de abril de 2020, o Comitê passou a ter na sua composição membros da Sociedade Civil Organizada, como representantes da OABMaçonaria, Rotary Club, Conselho dos Pastores Evangélicos de Ibaiti – COPEI, Sociedade Rural, Igreja Católica, Associação Comercial, além de um representante do Comércio, um representante da Indústria, um vereador representando o Poder Legislativo e um representante do Conselho Municipal da Saúde.

O Comitê Extraordinário CV19 de Ibaiti é deliberativo, ou seja, tem poder de decisão. Além disso, tem como atribuição acompanhar a evolução do quadro epidemiológico da Covid-19 no município, bem como estabelecer medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas contaminadas.

Geralmente o Comitê se reúne semanalmente, mas pode ser convocado extraordinariamente, para avaliar as ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, e articular as ações estabelecidas no Plano de Enfrentamento e Contingência da Doença.

Instituído o Comitê Extraordinário CV19 de Ibaiti, não é o prefeito e/ou o Secretário Municipal de Saúde, que decidem quais as medidas preventivas serão adotadas e sim as decisões são tomadas pelo Comitê em votação pelaodas as medidas preventivas a serem adotadas no município de Ibaiti, em relação à Covid-19, são amplamente discutidas e decididas em conjunto com os membros do Comitê Extraordinário CV19, que tem direito a um voto por cada entidade, e, sempre respeitando a opinião da maioria.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.