Encontro de prefeitos em Foz

Promovido pelo Sebrae/PR e governo do Estado, evento integra o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos; desenvolvimento local e alianças estratégicas estarão em debate nos três dias do evento
Durante três dias, de 30 de novembro a 2 de dezembro, o município de Foz do Iguaçu(foto), no Oeste do Estado, será temporariamente a sede do governo paranaense. No período, prefeitos e prefeitas eleitos para os próximos quatro anos estarão na cidade para um encontro estadual promovido pelo Sebrae/PR e governo do Estado. O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, integra o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos e tem como objetivo apoiar os chefes do Executivo e suas equipes no planejamento dos 100 primeiros dias de governo, apresentando programas que podem ser implementados nos municípios.
No total, 378 dos 399 municípios paranaenses já têm representantes inscritos e confirmados no evento. Nesta edição do Encontro, que ocorre no Rafain Palace Hotel & Convention, os eleitos terão a oportunidade de, por meio do contato com secretarias estaduais, empresas estatais e demais instituições, reunidas em estandes, conhecer as políticas e programas do governo do Estado, do Sebrae, do Sistema S e das instituições parceiras. Eles também saberão mais sobre as possibilidades de desenvolvimento local a partir da melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, com as orientações do Sebrae/PR.
O gerente da Unidade Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, César Rissete, conta que um dos papéis da entidade no evento é conduzir a oficina de criação do plano de ação para os primeiros 100 dias de governo. “Por meio das técnicas de planejamento, os prefeitos eleitos, seus vices e assessores poderão selecionar as atividades e prioridades do futuro governo. No evento, eles também terão a oportunidade de firmar parcerias com o Estado, por meio de suas secretarias e empresas, e com entidades patrocinadoras e apoiadoras do Encontro”, antecipa.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que melhorou o ambiente e a realidade dos pequenos negócios, também estará em pauta no evento, juntamente com os programas estaduais voltados ao desenvolvimento dos municípios. Os líderes eleitos receberão, ainda, um guia sobre a importância do empreendedorismo e das pequenas empresas para o desenvolvimento da economia local. Trata-se de um o raio-x elaborado pelo Sebrae/PR, destacando a necessidade de gestores municipais investirem em políticas públicas focadas nos micro e pequenos negócios, que representam 99% dos estabelecimentos formais brasileiros e respondem por 60% dos empregos com carteira assinada.
Coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha explica que o Encontro é uma oportunidade de os eleitos conhecerem as ferramentas para melhorar o ambiente para os pequenos negócios locais. “Vamos lançar a chamada para a nova edição do Programa Cidade Empreendedora, que é a porta de entrada para os projetos do Sebrae no município. Aderindo, aquela cidade se torna prioritária para o Sebrae, que passa a trabalhar o empreendedorismo por meio de projetos de inovação, acesso a crédito, educação empreendedora e compras públicas”, exemplifica.
O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos trabalha, de forma integrada e por meio de parcerias, temáticas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança, além do papel das micro e pequenas empresas para a economia dos municípios.
A abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos será no dia 30 de novembro, às 18h30, com a presença do governador Beto Richa; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Edson Campagnolo; e demais autoridades. O encerramento está marcado para as 18 horas do dia 2 de dezembro. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo site oficial, onde também está disponível a programação completa para os três dias de evento: www.liderespublicos.pr.gov.br.
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.