Rubens Bueno vota a favor de projeto que incentiva doação de alimentos por mercados e restaurantes

A ideia é facilitar o escoamento da produção dessa parcela de produtores

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) votou a favor ao projeto que regulamenta a doação de alimentos excedentes por parte de supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos. Ele é autor de outra proposta semelhante (PL 2775), que tramita na Câmara desde 2015.

De acordo o texto aprovado hoje, os alimentos devem atender a requisitos de segurança sanitária, observância do prazo de validade e manutenção das propriedades nutricionais.

Trata-se de uma iniciativa que visa incentivar as doações de forma segura e que também vai beneficiar a camada da população mais carente e que está passando por uma série de dificuldades neste momento de pandemia. Apresentei uma iniciativa nesse sentido ainda em 2015, justamente para incentivar as doações. De qualquer modo, o que importa agora é que o tema avançou”

O PL 1194/2020, votado hoje, de autoria do Senado, contou com algumas alterações na Câmara. Houve, por exemplo, a inclusão de dispositivo para determinar que o governo federal, durante a vigência do estado de calamidade pública, dará preferência à aquisição de alimentos de agricultores familiares e pescadores artesanais no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A ideia é facilitar o escoamento da produção dessa parcela de produtores devido à restrição para venda em feiras e por outras formas proibidas por causa das medidas de isolamento social.

“Sem dúvida essa também será mais uma medida que ajudará no socorro aos agricultores e pescadores do Paraná e de todo o Brasil”, salientou Rubens Bueno.

Caso os governos estaduais ou municipais estejam adotando medidas semelhantes, o governo federal não precisará seguir a regra de preferência. A proposta segue agora para análise do Senado.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Operação salva vítima com Alzheimer em Cambará(veja vídeo)
8 horas atrás

União e estrutura possibilitaram resgate de idosa de 71 anos https://youtu.be/OwhiFCSxp-Q   A PM foi

Platinenses dividiram 245 mil na mega-sena
10 horas atrás

Apostadores ganharam na quina e na quadra O concurso da Mega-Sena sorteado na noite de

Pro Tork vence 3 categorias no RS
10 horas atrás

Zion Berchtold, na categoria 65cc, Gabriel Mielke na MX2JR e Bernardo Tiburcio na MXJR  O

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.