Vídeoconferência prevê ações para crianças

A regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Jacarezinho participou na última sexta-feira, dia 18, do “Seminário Estadual para Incentivo do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente” através de videoconferência. A iniciativa aconteceu simultaneamente para todo o Estado e na região aconteceu na sede do Consórcio Público Intermunicipal do Norte Pioneiro (CISNORPI).

O seminário foi destinado aos envolvidos com a elaboração do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios, entre eles: conselheiros tutelares, conselheiros municipais, técnicos e servidores intersetoriais de secretarias e órgãos municipais que atuam nas políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Também são convidados membros do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e representantes de universidades estaduais.
“Quero agradecer a Secretaria da Família, em nome da Fernanda Richa, pela iniciativa. Foram abordados temas interessantes que visa fortalecer as ações em defesa dos direitos das crianças e adolescentes que já estão sendo executadas, conforme determina o plano estadual”, comenta Lisandro José Néia Baggio, chefe da Secretaria do Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Escritório Regional de Jacarezinho.
De acordo com a Resolução 171/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), cada conselho municipal deverá elaborar e deliberar o seu respectivo Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes até o dia 3 de dezembro deste ano. Por recomendação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), os planos devem ser enviados ao órgão para análise preliminar até o dia 31 de julho.
Outra iniciativa do Governo do Estado para auxiliar os municípios no processo de elaboração do plano foi a criação de um caderno orientativo, no ano passado. Ao todo foram investidos R$ 43,5 mil do Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência (FIA) na produção e impressão de 2.500 exemplares da cartilha. O material foi distribuído durante a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – que contou com 550 participantes – e também enviado aos representantes municipais de entidades governamentais e sociedade civil.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Peugeot/208 roubado em Santo Antônio da Platina é recuperado
29 minutos atrás

Em canavial perto da Fazenda Jacutinga Às 10h30m desta segunda-feira, dia quatro, a PM descobriu

Capotamento na 272 fere casal em Japira
41 minutos atrás

Acidente aconteceu no trecho entre Tomazina Neste sábado (02), por volta das 23 horas, ocorreu

Caminhão tomba em rodovia de Wenceslau
52 minutos atrás

PRE Siqueira Campos atendeu a ocorrência Neste domingo (03), por volta das três, ocorreu acidente

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.