Ponte centenária de Ribeirão Claro será restaurada em breve

Liga os estados do Paraná e de São Paulo

Parcialmente queimada em 2020, a Ponte Pênsil Alves de Lima, em Ribeirão Claro (fotos), será revitalizada em breve, adiantou nesta sexta-feira (8) o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). “É uma ponte histórica e centenária que liga os estados do Paraná e de São Paulo e usada exclusivamente pelos moradores que a cruzavam sobre o rio Paranapanema até a cidade paulista de Chavantes”, disse Romelli ao destacar que o DER publicou nesta semana o edital de licitação para a recuperação e manutenção da travessia. A abertura dos envelopes será em 9 de agosto.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, a ponte foi parcialmente destruída por um incêndio em novembro de 2020 e desde então, está interditada. Tombada como patrimônio histórico do Paraná e São Paulo, a travessia tem 152,15 metros e largura de 5,4 metros – 2,9 metros de pista.

“A ponte foi destruída por três vezes: em 1924 pelos revoltosos paulistas que formariam a Coluna Prestes em Foz do Iguaçu; em 1932 quando as tropas paulistas pretendiam retardar o avanço das tropas leais a Getúlio Vargas; e em 1983 quando foi levada pelas águas do rio Paranapanema”, contextualizou Romanelli.

Edital – O tabuleiro da ponte é de madeira e dividido em sete partes – seis apoiadas em pilares e uma parte pênsil, sustentada por cabos de aço apoiados em duas torres. A obra de recuperação tem valor estimado em pouco mais de R$ 1 milhão e prazo de execução de 90 dias após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.

O edital prevê a recuperação da área atingida pelo incêndio, com remoção e substituição das peças destruídas, e manutenção do restante da ponte, com tratamento e impermeabilização da madeira, pintura das partes metálicas com material anticorrosivo, pintura das estruturas de concreto com nata de cimento, e substituição das peças de madeira fora de conformidade.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Motocicleta Honda é recuperada pela Rocam platinense
9 horas atrás

Em frente de um bar em Santo Antônio da Platina Durante patrulhamento, a ROCAM(Rondas Ostensivas

Missa de 7º dia de Marquinho Funileiro
10 horas atrás

Na igreja da Paróquia Santa Filomena Será celebrada neste domingo, dia 14, às 19h30m na

Sepultados corpos dos professores (vídeos)
11 horas atrás

Mortes de sete pessoas ligadas à educação do Norte Pioneiro é notícia de repercussão nacional

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.