Liberado trânsito entre Santana e Siqueira

Está liberado o trânsito de veículos numa estrada vicinal próxima ao bairro do Barreirinho, no limite do município de Santana do Itararé na divisa com Siqueira Campos. O local havia sido interditado há dois dias pelo proprietário de um sítio que é cortado pela via, porém foi desbloqueado pela prefeitura santanense na manhã desta quarta-feira (23).

O imbróglio, porém, iniciou há alguns anos. A estrada vicinal existe há quase 100 anos, segundo moradores locais. O problema é que o atual dono do sítio onde houve o bloqueio discorda da existência da via, que tem um trajeto de aproximadamente 500 metros dentro da propriedade. Segundo ele a estrada teria que ser mudada de trajeto e deixar de passar pelas suas terras.

A situação piorou nos últimos dias quando a prefeitura de Santana refez o trajeto original da estrada, uma vez que o anterior tinha minas de água que brotavam água pelo caminho. Assim a prefeitura abriu uma nova via exatamente ao lado da antiga.

“Quando chegamos aqui para arrumar a estrada, com um caminho novo que não causasse atoleiros, percebemos que a estrada antiga já havia sido bloqueada. O dono do sítio pegou uma máquina e abriu enormes buracos. Então fizemos uma nova estrada, ao lado da antiga, e agora ele bloqueou ela também”, relata o secretário municipal de Obras de Santana do Itararé, Santos Marino.

“Isso não pode. É uma estrada vicinal que sempre existiu, que é o caminho de mais de 30 pessoas que moram nessa região, que trafega ônibus escolar e várias pessoas que trabalham em Siqueira Campos e pacientes que precisam sair daqui e receber atendimento médico na cidade. O que o proprietário do sítio fez é obstruir uma via”, explica o procurador jurídico da prefeitura, Mário Marques.

Um trator foi até o local na manhã desta quarta e fez a retirada do Jeep e do trator colocados na estrada. Os dois veículos foram encaminhados à Polícia Militar local. O proprietário do sítio, segundo consta, mora em Londrina e um caseiro que seria o responsável por manter a via bloqueada.

O vereador por Santana do Itararé, Gilmar Egídio (PSDB), acompanhou a retirada dos veículos e criticou a situação. “É um absurdo alguém querer impedir que tanta gente fique sem estrada. Agora que os veículos foram retirados a gente espera que não haja mais esse problema”, assinalou.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.