Incêndio no Parque “Mina Velha”

Queimadas colocam em risco a vida de moradores e danificam beleza natural 

Dois grandes incêndios ambientais, com vestígios de ação criminosa, no Parque Ecológico Mina Velha na semana passada, mobilizou o a Defesa Civil de Ibaiti.

Os dois sinistros aconteceram na última segunda-feira (23). O primeiro chamado ocorreu por volta das 13 horas. A guarnição atendeu a ocorrência até a extinção total das chamas. A segunda chamada aconteceu por volta das 20 horas. O clarão do fogo assustou os moradores próximo ao parque.

O grande volume de fumaça tomou conta dos bairros próximos chegando até o centro da cidade. Além de uma grande proporção da mata natural, o fogo destruiu várias estruturas físicas do parque, como cercas, palanques e guarda-corpos, construídos para garantir a segurança dos visitantes. Felizmente ninguém se feriu.

O Parque Ecológico Mina Velha é um dos principais pontos turísticos da região. O local, é destino de centenas de pessoas que aproveitam os dias de feriados para passar bons momentos na natureza. Com ações criminosas como estas, o principal prejudicado é a população que perde de ver a grande beleza natural do parque que além da grande cascata de água, possui árvores nativas e a antiga mina de carvão.

Além das atitudes criminosas dolosas, alguns focos de incêndio, são provocados por descuido ou irresponsabilidade de algumas pessoas que, após utilizarem o cigarro, jogam-no próximo a margens da estrada do parque. Com baixa umidade e mato seco, favorece o início e a propagação do incêndio.

Outra causa é quando os moradores colocam fogo em entulhos e lixos sem se preocuparem com o risco de incêndios.

As ocorrências serão investigadas pela Polícia Civil.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.