Famílias recebem certificado

Após anos de espera, os moradores do Conjunto João Edmundo de Carvalho, de Ibaiti, receberam o certificado de quitação de seus imóveis. A entrega aconteceu nesta quinta-feira, dia 25, durante cerimonia com a presença do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, e o prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo. Também estiveram presentes o deputado estadual Pedro Lupion, a vice-prefeita Sirlei Mattiolli e os vereadores Adauto Cunha, Jeferson Mattiolli e Paulo Sérgio.

Foram beneficiadas com o certificado, 150 famílias contempladas anteriormente com moradias. Para aproveitar o encontro, anunciaram uma parceria de trabalho entre os órgãos para a construção de mais 134 casas populares no município. Durante o evento, foi apresentado o espelho da licitação do empreendimento, cujo lançamento acontece nas próximas semanas e servirá para definir a construtora responsável pela execução das obras. Os imóveis serão construídos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), estimados em aproximadamente R$ 10 milhões, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
As 150 famílias que receberam os certificados de quitação aguardaram durante anos pelo momento. O documento é a garantia de que todo o valor de financiamento imobiliário foi quitado pelas famílias e é necessário para a obtenção da escritura definitiva dos imóveis. Com isso, elas poderão ter mais segurança jurídica sob suas propriedades para transferir a casa para herdeiros, por exemplo.
Segundo Beto Regazzo, a entrega da documentação e a perspectiva de novos projetos são um sinal de que a política habitacional paranaense tem sido bem conduzida. “Ações como essa são importantes principalmente para a população, que terá a vida facilitada a partir de agora”, afirma. “Esse é o começo de uma grande parceria, que ainda resultará em muitos projetos bons para a cidade de Ibaiti”, completa o prefeito.
Para Lupion, a ampliação das ações integradas do poder público em Ibaiti é resultado da compreensão mútua dos órgãos estaduais e municipais da importância de se investir em habitação popular. “Ibaiti é uma cidade muito bem administrada, por isso a Cohapar tem tido facilidade para apoiar os projetos do município, com a conclusão de empreendimentos, obras em andamento e novos projetos sendo licitados”, argumenta o presidente da Cohapar.
Presente no evento, o deputado estadual Pedro Lupion exaltou a maneira como os projetos habitacionais têm sido coordenados pela atual gestão estadual. “O governador Beto Richa tem demonstrado a preocupação com o atendimento das famílias que mais necessitam do apoio do poder público. Em Ibaiti, a exemplo do que temos acompanhado por todo o Paraná, esta atenção têm permitido a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias”, comenta.
Na cerimônia com as famílias, Lupion aproveitou para apresentar os planos do governo estadual em implantar na cidade o programa de construção de prédios para servidores públicos. O projeto, lançado pela atual diretoria da Cohapar, pretende atender a demanda de funcionários ativos e inativos dos três níveis de governo. Ele prevê a construção de empreendimentos com diversos itens de sustentabilidade e condições facilitadas de financiamento.
“Este é um programa que valoriza os trabalhadores que dedicaram e dedicam a vida ao atendimento da população paranaense. O mais importante é que nele não serão utilizados recursos públicos, e sim parcerias com fundos previdenciários”, explica Lupion. A receita obtida com os projetos será reutilizada pela Cohapar para a ampliação dos projetos habitacionais de interesse social.deia1 deia2

Foram entregues nesta quinta-feira (25) o contrato de quitação para 150 famílias de Ibaiti e o anúncio da construção de 134 moradias para famílias do município.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.