Descarte correto de esponjas de louça

A prefeitura de Ibaiti, através do Departamento de Meio Ambiente e a Coopersoli – Cooperativa de Trabalho da Coleta Seletiva Solidaria de Ibaiti, iniciaram neste mês de março, campanha em parceria com a Scotch-Brite e a TerraCycle, com o objetivo de deixar o planeta ainda mais limpo. Trata-se de um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico. O programa irá proporcionar um destino nobre para as esponjas descartadas e a oportunidade de arrecadar dinheiro para ajudar uma cooperativa da cidade.
A participação na Brigada de Esponjas Scotch-Brite é totalmente gratuita, não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle. O município de Ibaiti cadastrou-se com o nome “BrigadaCoopersoli”.
O processo é simples, foram coletadas esponjas usadas, independente da marca e a Coopersoli, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente imprimiu uma etiqueta pré-paga no site da Terracycle. Nesta primeira remessa, foram enviadas três caixas do material. A cada esponja enviada à TerraCycle, são pagos à cooperativa R$ 0,01. Para participar, deveriam enviar no mínimo 500 gramas por caixa e máximo 30 quilos.
De acordo com Viviane Chueiri, diretora do Meio Ambiente em Ibaiti, “este é um começo. Estamos iniciando também campanha para destinação correta de outros materiais, como escovas de dente usadas e embalagens de creme dental de qualquer marca e vamos enviar à empresa Colgate”, ressalta.
A campanha foi criada com o intuito de fomentar a missão socioambiental desse programa, que desde junho de 2014 atua como o primeiro do mundo de logística reversa a reciclar esses resíduos, até então, sem solução ambiental adequada. As esponjas usadas transformam-se em resina industrial, reinserida na cadeia produtiva por meio da injeção na estrutura de novos produtos, como pás de lixo, lixeiras, suportes de notebook, entre outros.
“Escolhemos a Coopersoli por ser uma entidade sem fins lucrativos e por trabalhar com coleta seletiva. Todo o valor que for repassado pela TerraCycle será revertido aos cooperados”. Atualmente, aCoopersoli conta com 18 integrantes, tendo como presidente, Juliana Aparecida Pereira.
Os organizadores da campanha solicitam à comunidade ibaitiense que continue colaborando e que depositem as esponjas no recipiente de reciclagem.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.