Entidade reúne catadores de lixo

A secretaria do Meio Ambiente de Jacarezinho – para ajudar na melhoria das condições e segurança de trabalho – está auxiliando os catadores de resíduos sólidos.
A necessidade de melhorar a vida de algumas pessoas criou há sete anos a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho (Assomarja), que nos dias de hoje é um empreendimento de sucesso.Os catadores iniciaram esse trabalho em 2005, realizando a tarefa de separação do lixo reciclável no lixão. Onde eles trabalhavam em condições insalubres, colocando em risco a saúde.
Segundo o presidente da Associação, Hamilton Rodrigues da Silva, que efetua esse trabalho desde o início, o trabalho era difícil e cansativo. “Com a legalização da entidade nossas condições de trabalho melhoraram e facilitaram em muito”, afirmou.
Hamilton explicou que antes os coletores trabalhavam no lixão, em contato direto com o lixo e mau-cheiro e sem qualquer proteção ou equipamento de segurança. “Depois que a Prefeitura resolveu nos ajudar fornecendo este barracão e comprando os equipamentos necessários, nossas condições de trabalho melhoraram”, relembrou.
Foram cedidos à associação uma esteira e três prensas para a separação e compactação do lixo. “Ao separar o lixo de forma correta, conseguimos extrair o valor máximo dos produtos”, contou.
Outra preocupação foi reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos urbanos, onde implantou a campanha de coleta seletiva em toda a cidade.
O barracão de reciclagem fica localizado na BR-153, Km 17, em frente ao Batalhão de Polícia Militar (BPM), e foi criada para ser um espaço salubre aos coletores. Segundo informações, são fornecidos pela Prefeitura máscaras, luvas e os equipamentos de segurança. Além do barracão e equipamentos, a Prefeitura também subsidia um caminhão e dois motoristas para a associação.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.