Romanelli anuncia filiação ao PSD

Evento que marcará seu ingresso será nesta ou na próxima semana

Exclusivo: O governador Carlos Massa Ratinho Junior convidou o amigo pessoal e companheiro político Luiz Claudio Romanelli (fotos) para ingressar no PSD. O experiente parlamentar consultou as bases e diante dos contextos atual e futuro decidiu aceitar mais um desafio na sua profícua vida pública. Na manhã desta terça-feira, dia 15, confirmou que vai sair do PSB (sem indisposições nem animosidades) e ingressará no partido que lhe abre amplos espaços e ainda o mantém coerente em suas posições.

O evento que oficializará a decisão será marcado para os próximos dias.

Outros parlamentares da mesma legenda também seguirão o mesmo rumo: Jonas Guimarães, Artagão Junior, Alexandre Curi e Tiago Amaral. O deputado federal Eliel Machado também, mas Luciano Ducci deve permanecer no PSB.

Romanelli transita confortável em todos os círculos já que sua postura sempre foi transparente e efetivamente pragmática.

Roma, como é conhecido, torce pelo Athetico Paranaense. Advogado e especialista em gestão urbana, foi reeleito em 2018 para o quinto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa. As urnas já o consagraram em seis mandatos: cinco de deputado estadual e um como vereador de Curitiba. Além de parlamentar, exerceu cargos de gestão pública: foi secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Também atuou na iniciativa privada nas áreas de obras e importação.

Casado com a professora Fabiana Campos e pai de Luiz Claudio, Juliana, Bruno e Luiza, é também avô de Júlia.

Nascido em Londrina, começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, na metalúrgica de seu irmão mais velho, Roberto. Aos 16, mudou-se para a capital, Curitiba.

No final da década de 70, Romanelli ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e participou ativamente da redemocratização do País se destacando como um dos coordenadores do movimento “Diretas Já” no Paraná. Foi presidente da segunda zonal do partido, chefe de gabinete da Fundepar e da Secretaria de Assuntos Comunitários e secretário-geral do Diretório Estadual emedebista.

Em cargos eletivos, iniciou sua jornada ao assumir o mandato de vereador de Curitiba em 1988. Em 1994, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, e desde 2006 foi reeleito para quatro mandatos consecutivos.

Romanelli foi um dos poucos deputados a votar contra a implantação dos pedágios e contra os benefícios fiscais para as montadoras estrangeiras onerosos ao caixa do Estado. Participou ainda do movimento contra a privatização do Banestado e da Copel. Defendeu a criação do Fundo de Aval aos pequenos e médios empresários e atuou fortemente pela ampliação do ensino profissionalizante.

Na área da habitação, foi secretário especial de Política Habitacional e por duas vezes, presidente da Cohapar. Em 1991, lançou o programa “Casa da Família”. A partir daí, começou o maior programa de habitação do Paraná. Nas duas gestões que esteve à frente, mais de 105 mil famílias foram atendidas pela Cohapar. Levou ainda o programa de habitação para a área rural e para as comunidades indígenas. Trabalhou pela regulamentação e urbanização das ocupações irregulares através do programa “Direito de Morar”.

Como parlamentar, apresentou mais de 70 projetos de lei, a maioria está em vigor. Na Alep, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e integrou todas as principais comissões do legislativo estadual, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça, onde relatou mais de 400 proposições.

Na liderança do Governo por duas vezes, encaminhou votações de 340 projetos de lei do Poder Executivo, 17 projetos de Lei da Defensoria Pública, 8 projetos de lei complementar do Tribunal de Contas, 4 projetos de lei complementar do Ministério Público e 28 projetos de lei do Tribunal de Justiça.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Feijoada beneficente de ONG/Jacarezinho
2 horas atrás

Será feita no próximo domingo (29) Neste domingo, dia 29, a ONG Núbia Rafaela Nogueira

Quinta da carne em todos Molini’s hoje
2 horas atrás

Confira todas as imperdíveis ofertas:

Veículo furtado foi achado em Carlópolis
2 horas atrás

Pela Rádio Patrulha de Carlopolis Ocorreu em Carlópolis recuperação de veículo furtado. Os fatos são

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.