Norte Pioneiro em Revista Semanal

Coluna bem informada do jornalista Valdir Amaral 

 

Vacinação

Estudantes universitários de cursos da área da saúde, que estejam atuando na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19, poderão ser vacinados com prioridade.

Esse foi um pedido feito pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) ao governador Ratinho Junior (PSD) e ao secretário da Saúde, Beto Preto. Romanelli sustenta que o Paraná vive uma segunda onda de infecções e há evidentes dificuldades de trabalho dos profissionais que atuam na atenção médico-hospitalar. A solicitação de vacinação é para estudantes de medicina, enfermagem e fisioterapia, dentre outros cursos que podem dar suporte no atendimento aos doentes.

 

 

Ibaiti

Para tentar conter o avanço da Covid-19 em Ibaiti, a Prefeitura estabeleceu novas regras, dentre elas, a que impõe o lockdown total no feriadão da páscoa. Por isso, entre os dias 2 e 4 de abril, nada abre na cidade, exceto posto de combustível exclusivamente para abastecimento de veículos.

Até as farmácias estarão fechadas, atendendo apenas por delivery. O prefeito Antonely de Cassio Alves de Carvalho (Republicanos) apela para que a população evite aglomerações nos dias que antecedem a páscoa, sem correria para abastecer a casa com produtos alimentícios e de primeira necessidade. Também foi decretado toque de recolher a partir das 20 horas de um dia, até às 5 horas do dia seguinte, período em que as pessoas deverão ficar em suas casas, mantendo o distanciamento social.

 

“Feito Pra Sobreviver”

Esse é o título do álbum da banda Primeira Dose, de Jacarezinho, lançado de forma independente, em várias plataformas digitais. Formada em 2019, a banda impressiona com músicas que tratam de acontecimentos do cotidiano, como amor, sobrevivência e batalhas diárias.

O grupo, formada por Marcos do Valle (vocal), Christopher Sfeir (guitarra) e Pietra Gomes (bateria), tem conquistado o público por causa dos arranjos, que transmitem uma sensação de proximidade a essas experiências do cotidiano. A proposta do álbum é divulgar as músicas em toda a região, fortalecendo e incentivando o cenário cultural regional. O trabalho da banda pode ser conferido no portal www.primeiradose.com.br ou pelas redes sociais: @bandaprimeiradose.

Santana do Itararé

A Prefeitura de Santana do Itararé ganhou dois novos aparelhos de ultrassonografia que reforçam o atendimento da Secretaria de Saúde e garantem a realização de vários exames, sobretudo às gestantes.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de indicação dos deputados Romanelli e Guerra (PSL). Romanelli explica que os aparelhos são de última geração e vão promover melhor atenção aos pacientes da cidade, evitando deslocamentos para a realização de exames simples. Dessa forma, segundo ele, além de garantir atendimento rápido e eficiente, também assegura aos pacientes a minimização dos riscos de contaminação pela Covid-19.

 

Carlópolis

O prefeito de Carlópolis e presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), Hiroshi Kubo (PSD), se recupera em casa do acidente ocorrido no início de março. Ele agradece as orações e mensagens de otimismo enviadas e informa que em breve voltará às atividades.

Hiroshi sofreu acidente após reunião de trabalho, quando retornava de Jacarezinho. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Atendimento de Carlópolis e, posteriormente, para São Paulo, onde passou por uma cirurgia. “Já estou me recuperando e em breve estarei de volta ao trabalho”, comemora.

 

 

Merenda Escolar

Famílias de alunos da rede estadual de ensino do Norte Pioneiro foram beneficiadas com a distribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis da merenda escolar. Os kits foram entregues às famílias de estudantes regularmente matriculados e que estejam inscritas no CadÚnico. Os pais e responsáveis que ainda não receberam os alimentos devem respeitar a orientação de cada instituição de ensino, tanto para evitar aglomerações quanto os deslocamentos em horários em que não haverá entrega.

No ano passado, o Paraná distribuiu quase 40 mil toneladas de alimentos, um investimento de R$ 187,9 milhões para ajudar as famílias paranaenses nesse momento difícil.

UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, abriu processo seletivo para ocupação de vagas ociosas para o ano letivo de 2021. As inscrições podem ser feitas em quatro diferentes categorias: Transferência interna: para estudante que deseja mudar de turno, grau ou campus, desde que seja para o mesmo curso; Transferência externa: para estudante de outra instituição que deseja se transferir para a UENP, desde que seja o mesmo curso; Portador de diploma de ensino superior: para profissional formado que deseja obter um novo grau no mesmo curso; Reingresso por desligamento: para estudante que foi desligado por cancelamento de matrícula, abandono de curso ou jubilamento, em cursos de graduação da UENP.

 

 

UENP 2

As vagas ociosas estão disponíveis em Cornélio Procópio (Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia), Jacarezinho (Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Filosofia, Fisioterapia, História, Letras, Matemática e Pedagogia) e Bandeirantes (Ciências da Computação, Computação, Enfermagem e Medicina Veterinária). As inscrições podem ser feitas de 5 a 17 abril. O resultado da seleção e convocação para matrícula será divulgado a partir de 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas no portal https://uenp.edu.br/ ou pelo telefone (43) 3511-3200.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.