Norte Pioneiro em revista semanal

Coluna bem informada do jornalista Valdir Amaral

Novo patamar

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que, ao receber a certificação pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) como área livre da aftosa sem vacinação, o Paraná sobe de patamar.

Segundo ele, trata-se de uma conquista histórica, que vem sendo perseguida há cinco décadas e que foi alcançada pela união de esforços do poder público e produtores. “O selo de qualidade que representa este reconhecimento coloca o Paraná em um novo patamar no mercado global de carnes, com possibilidade de disputar espaço entre os consumidores mais exigentes do planeta e que pagam mais pela qualidade, como Japão, Coreia do Sul, União Europeia, Chile e México”, afirma.

Norte Pioneiro

O Norte Pioneiro, com sua história e riquezas naturais, continua se destacando no cenário turístico estadual e nacional.

E as mulheres cafeicultoras da região têm uma grande parcela de responsabilidade por esse destaque. Sete propriedades rurais dos municípios de Carlópolis, Pinhalão e Tomazina, sob administração feminina, integram o novo circuito turístico no Norte Pioneiro que começa a receber visitas neste mês e já está com agendamento disponível. O circuito conta com visitas a instalações de colheita e secagem, agroindústrias, laboratório e oficina de classificação e degustação de cafés. O passeio termina com um café da manhã ou da tarde.

A programação conta ainda com almoço típico rural, hospedagem e vivência na propriedade, onde o turista poderá optar entre um roteiro de quatro horas ou até dois dias.

Norte Pioneiro 2

Está em estudo ainda a inclusão de trajetos que podem ser feitos com caminhadas longas e cicloturismo. A iniciativa chamou a atenção da IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café) que designou o grupo norte paranaense como um subcapítulo da associação, em reconhecimento à particularidade da ação, já que as mulheres participam de todas as etapas de produção do café.

Informações e agendamento podem ser feitos diretos com a Amucafé (Associação de Mulheres do Café do Norte Pioneiro) pelos canais disponíveis: (43) 98809-3245, facebook: mulheresdocafedonortepioneirodoparana, instagram: @mulheresdocafenppr, ou e-mail: mulheresdocafepr@gmail.com.

Tomazina

Tomazina, um dos integrantes do circuito turístico Caminho dos Cafés das Mulheres do Norte Pioneiro é uma das cidades da região onde a visita de turistas é constante. Turismos de aventura, rural, cultural e religioso fazem parte da vocação do município, que tem belezas naturais peculiares. Nos últimos anos, a Prefeitura investiu em novos atrativos, como a Praça e o Parque Salto Cavalcanti. O Parque das Corredeiras, Parque do Trevo e Parque do Sapé estão em obras. Outros dois investimentos, o Parque do Cruzeiro e o Empório Tomazina, estão previstos para serem iniciados ainda este ano.

Cornélio Procópio

A Multilaser, uma das maiores fabricantes de produtos eletroeletrônicos do Brasil, anunciou investimentos de R$ 17 milhões na Luby Software, fábrica de soluções digitais e desenvolvimento de softwares de alta complexidade, localizada em Cornélio Procópio.

O empreendimento é resultado do trabalho de prospecção de novos negócios para a Incubadora de Inovações e o Hotel Tecnológico da UTFPR-CP (Universidade Tecnológica Federal – campus Cornélio Procópio), em parceria com a Prefeitura. Em 2019, Alon Lubieniecki, CEO da Luby, visitou Cornélio Procópio para conhecer o trabalho da Incubadora da UTFPR-CP e identificou as oportunidades que a cidade oferece a partir do seu Ecossistema de Inovação.

A Multilaser possui um portfólio de mais de cinco mil produtos distribuídos em cerca de 20 marcas e os investimentos possibilitarão a ampliação da participação da empresa no sofisticado e dinâmico mercado de softwares embarcados.

Cornélio Procópio 2

O prefeito Amin José Hannouche (PSD), de Cornélio Procópio, mantém o compromisso de garantir infraestrutura necessária para o desenvolvimento da cidade, tanto na área urbana quanto rural. Recentemente, a Prefeitura finalizou a obra de restauração de uma ponte da zona rural de Congonhas, na estrada que liga o distrito à rodovia BR-369. Agora, uma antiga ponte de madeira sobre o córrego Irara, na mesma localidade, que se encontrava em péssimas condições e oferecia perigo, está em fase de reconstrução.

A obra faz parte do pacote de medidas encomendas pelo prefeito e voltadas à melhoria da qualidade de vida no distrito. Além de alongada, a ponte recebeu concreto em toda a sua extensão, aumentando a segurança para quem por ela passa.

Ibaiti

Em Ibaiti, a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos promoveu uma grande limpeza no Parque Ecológico Mina Velha (foto principal). A Prefeitura fez a remoção de entulhos, roçagem e pinturas de meio fio, calçadas e passarelas. O local é ponto de encontro de centenas de pessoas da região, que visitam o parque mensalmente. A Prefeitura também trabalha na manutenção e limpeza constante do acesso ao Parque, que recentemente teve finalizada a obra de pavimentação da estrada, com pedras irregulares.

Jacarezinho

A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou projeto de lei do vereador Nilton Stein (PT), que coíbe o excesso de barulho nos escapamentos de veículos que foram modificados ou estão com problemas mecânicos. A medida atinge especialmente os escapamentos de motocicletas que, além de produzirem ruídos acima dos níveis permitidos pela legislação, aumentam a quantidade de gases da combustão. O projeto de lei aprovado receberá agora a redação final e, depois, seguirá para sanção do prefeito Marcelo Palhares (PSD).

Gladiador

Mesmo imunizado com as duas doses da vacina, o deputado Romanelli confirmou que está infectado pelo coronavírus e segue os protocolos de saúde. Mesmo positivado, mantém o ritmo de trabalho, porém, em isolamento, em home office.

A expectativa é que permaneça com sintomas leves, sem agravamento da doença. Pela resistência ao coronavírus, o deputado é chamado de “gladiador”, pois vários de seus colegas do parlamento ou assessores foram contaminados antes de tomar a vacina. Força, gladiador!

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.