Sociedade Ucraniana do Brasil faz 100 anos

Deputados aprovam voto de congratulações pela data

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira, 11, requerimento do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) que registra na ata de trabalho do legislativo o “voto de congratulações” pelos 100 anos de fundação da Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras).

O parlamentar fez a linha do tempo dos 100 anos de atuação da Subras. A sociedade foi fundada em 7 de julho de 1922 no Distrito de Dorizon, em Mallet, sob a denominação de União Ucraína do Brasil, transferiu-se, em 28 de fevereiro de 1923 para União da Vitória, de onde, no ano de 1934 veio para Curitiba, incorporando então o Patrimônio e os sócios da Sociedade Taras Chevtchenko, fundada em 1908. “É a nossa mais antiga entidade sócio-cultural entre os imigrantes ucranianos”, disse o deputado.

No início, diz Romanelli, objetivava o apoio aos recém imigrantes que se instalavam na região de Mallet e União da Vitória e depois se espalhavam para outras cidades do Paraná. “Este apoio passou a ser cada vez mais efetivo quando o trabalho na agricultura se solidificou, mesmo porque era a base do trabalho que era desenvolvido em terras ucranianas”.

A Subras tem sua atuação através de departamentos como organização feminina, grupo folclórico Barvinok (91 anos), escola do sábado, museu e coral. “Atualmente, a sociedade em apreço é presidida por Felipe Oresten.

Sem qualquer fim lucrativo, a sociedade tem por objetivo primordial a congregação cívica, moral e intelectual, a preservação e o desenvolvimento da cultura ucraíno-brasileira, a recreação dos sócios e a prestação de assistência social aos ucranianos mais carentes”, diz o requerimento.

“Considerando esse importante papel, já desempenhado há bastante tempo, este parlamentar deseja vida longa à Sociedade Ucraniana do Brasil”, completa o parlamentar.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Motocicleta Honda é recuperada pela Rocam platinense
10 horas atrás

Em frente de um bar em Santo Antônio da Platina Durante patrulhamento, a ROCAM(Rondas Ostensivas

Missa de 7º dia de Marquinho Funileiro
11 horas atrás

Na igreja da Paróquia Santa Filomena Será celebrada neste domingo, dia 14, às 19h30m na

Sepultados corpos dos professores (vídeos)
12 horas atrás

Mortes de sete pessoas ligadas à educação do Norte Pioneiro é notícia de repercussão nacional

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.