Romanelli recebe Cidadania Honorária de Santo Antônio

Cerimônia será promovida nesta quinta-feira na sede do Legislativo Platinense

Por sugestão do vereador Luciano Vermelho (nas fotos com o parlamentar) o Primeiro secretário da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Luiz Cláudio Romanelli receberá a Cidadania Honorária  – aprovada por unanimidade – às 20 horas desta quinta-feira, dia quatro, na sede do Legislativo de Santo Antônio da Platina.

Roma viaja hoje no início da tarde, à convite, com o governador Carlos Roberto Massa Ratinho Junior para Cornélio Procópio (detalhes daqui a pouco em outra matéria). Cumprirá agenda extenuante que inicia logo cedo online.

Ele é integrante essencial na Mesa Diretora monitorando e ouvindo representantes de todas as regiões do Paraná na Alep. Amanhã também, compromissos em vários municípios, devendo chegar na Cidade Joia apenas no início da noite.

Romanelli é advogado e especialista em gestão urbana. Foi reeleito em 2018 para o quinto mandato como deputado estadual. As urnas já o consagraram em seis mandatos: cinco de deputado estadual e um como vereador de Curitiba.

Além de parlamentar, exerceu cargos de gestão pública: foi secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Também atuou na iniciativa privada nas áreas de obras e importação.

É pai de Luiz Cláudio, Juliana, Bruno e Luiza. É também avô de Júlia.

Casado com a professora Fabiana Cristina de Campos (foto abaixo), diretora-geral da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Nascido em Londrina, Romanelli começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, na metalúrgica de seu irmão mais velho, Roberto.

Aos 16, mudou-se para Curitiba, capital de todos os paranaenses.

É torcedor apaixonado do Athetico.

No final da década de 70, Romanelli ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e participou ativamente da redemocratização do País se destacando como um dos coordenadores do movimento “Diretas Já” no Paraná. Foi presidente da segunda zonal do partido, chefe de gabinete da Fundepar e da Secretaria de Assuntos Comunitários e secretário-geral do Diretório Estadual do MDB.

Em cargos eletivos, iniciou sua jornada ao assumir o mandato de vereador de Curitiba em 1988. Em 1994, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, e desde 2006 foi reeleito para quatro mandatos consecutivos.

Foi um dos poucos deputados a votar contra a implantação dos pedágios e contra os benefícios fiscais para as montadoras estrangeiras onerosos ao caixa do Estado. Participou ainda do movimento contra a privatização do Banestado e da Copel. Defendeu a criação do Fundo de Aval aos pequenos e médios empresários e atuou fortemente pela ampliação do ensino profissionalizante.

Na área da habitação, foi secretário especial de Política Habitacional e por duas vezes, presidente da Cohapar. Em 1991, lançou o programa “Casa da Família”. A partir daí, começou o maior programa de habitação do Paraná. Nas duas gestões que esteve à frente, mais de 105 mil famílias foram atendidas pela Cohapar.

Levou ainda o programa de habitação para a área rural e para as comunidades indígenas. Trabalhou pela regulamentação e urbanização das ocupações irregulares através do programa “Direito de Morar”.

Como parlamentar, apresentou mais de 50 projetos de lei – 33 estão em vigor. Na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e integrou todas as principais comissões do legislativo estadual, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça, onde relatou mais de 400 proposições.

Na liderança do Governo por duas vezes, encaminhou votações de 340 projetos de lei do Poder Executivo, 17 projetos de Lei da Defensoria Pública, 8 projetos de lei complementar do Tribunal de Contas, 4 projetos de lei complementar do Ministério Público e 28 projetos de lei do Tribunal de Justiça.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.