Comerciante será Cidadão honorário platinense hoje

“Seu Zé da Praliné” receberá honraria em sessão solene do Legislativo

Às 20 horas desta sexta-feira, dia 24, será promovida Sessão Solene para entrega do título de Cidadão Honorário para José de Araújo Baesso, de 76 anos, pelos relevantes serviços prestados à Santo Antônio da Platina.

O projeto de lei número 12/2021, do vereador Edson Muniz Gonçalves, o Bochecha, foi aprovado por unanimidade.

O homenageado tem dois filhos, o arquiteto e comerciante Fabiano e o dentista Anderson, e duas netas.

Ele nasceu na cidade de Santana de Cataguases, de cerca de quatro mil habitantes em Minas Gerais.

Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou no Exército Brasileiro, continuando a carreira militar, foi servir a Força de Emergência da ONU, na região da Faixa de Gaza ( território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste e com Israel no leste) pelo batalhão das Boinas Azuis, o Batalhão de Suez.

Voltando ao Brasil permaneceu na cidade do Rio de Janeiro trabalhando como taxista, e logo em seguida como mecânico de automóveis.

Casou-se com  Maria dos Anjos Rodrigues Baesso, nascida também no estado de Minas Gerais, mas que se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar como professora na rede estadual de ensino. Com o passar do tempo e o aumento da insegurança e violência na cidade carioca, fizeram com que desejassem  um lugar mais tranquilo para morar.

Em uma das visitas que fez aos familiares moradores na cidade de Ourinhos(SP), houve um convite de investir no ramo de panificação em alguma cidade da região, podendo assim estar mais próximos dos seus familiares.

Foi visitar as panificadoras, e chegando em Santo Antônio da Platina conheceu a Panificadora Praliné, nova, e o proprietário o recebeu entusiasmado e mostrou toda a estrutura e funcionamento. Após a pesquisa de mercado, comprou o estabelecimento comercial (fotos).

“A vida oferece oportunidades e sabendo que o caminho poderia ser difícil, mas com a certeza de nunca desistir, em quase 30 anos me identifiquei com a cidade, com as pessoas e seu carinho que sempre tiveram conosco. Sei que, aqui, vivo e viverei até o fim, sendo um platinense de coração e amando essa cidade. Agradeço a todos os vereadores, em especial ao vereador Buchecha pelo reconhecimento e homenagem. Muito obrigado a todos”, declarou.

Praliné ou Pralina é um doce feito com amêndoa torrada, envolvida em açúcar e cristalizada: ou seja, é uma amêndoa caramelizada. Os pralinês são também bombons de chocolate recheados, inventados na Bélgica, em que são utilizadas amêndoas, mas também nozes, avelãs etc. De acordo com a etimologia, o termo pralinê vem do francês praline, palavra oriunda do nome do Maréchal du Plessis-Praslin (1598-1675), cujo cozinheiro inventou o doce.

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.