Corredores da região disputam provas

Vem crescendo ao longo dos últimos meses o interesse de mais pessoas em praticar a corrida de rua, consequentemente, – animados com a iniciativa aliada aos bons resultados físicos –, em estar presentes em competições em diversos municípios do Paraná e interior do Estado de São Paulo como foi o que aconteceu no dia 24 de janeiro quando um grupo de atletas amadores formado por sete platinenses e dois de Jundiaí do Sul participaram o 1º Circuito Avenida Running de Corrida de Rua, disputado em Assis (SP) com largada às 8h, evento promovido pela Rede de Supermercados Avenida e dividida em três etapas: Avenida Max, do dia 24; Avenida Premium, que ocorre em junho e, Avenida Plus, programada para o mês de outubro.

A prova teve o percurso de seis quilômetros e reuniu mais de 500 atletas. Na categoria masculina participaram fazendo um bom tempo e conquistando medalhas, os corredores de Santo Antônio da Platina: Alex Borlachenco (personal), Carlos Dropa (contador), Elvandir Taugen (Sub Tenente Machado, do Tiro de Guerra 05-004 de SAP), Josimar Ormeneze (comprador), Ricardo Alexandre Matavello (contador) e Robson Bensi Paulino (mecânico). E, de Jundiaí do Sul: Bervi Grace (cabeleireiro) e Edson Correa (vidraceiro). No feminino o primeiro lugar, em sua categoria, foi conquistado pela atleta platinense Tatiele Tomba que, aliás, nas competições que vem disputando, sempre consegue bons resultados entre os três primeiros colocados, fruto do esforço, disciplina e comprometimento nos treinos, ela que é Professora de Educação Física e PersonalTrainer, assim como Alex.

Apucarana

Contando com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, através do Diretor de Cultura, Antônio Altvater, que cedeu um ônibus, os corredores platinenses participaram da tradicional e famosa Prova Pedestre 28 de Janeiro, em Apucarana e que reúne atletas de ponta de corrida de rua em nível nacional. Carlos, Robson e Machado tiveram apoio através de suplementos da UP-Nutrição. Este ano mais de 2.500 competidores de todo o País, inclusive quenianos e etíopes, desfilaram suas performances pelas ruas da cidade. A 54ª edição da corrida foi realizada no dia 30, sábado.

Antes da prova dos adultos a organização realizou provas com percursos de 1 a 3 quilômetros e várias largadas por faixas etárias. Às 19h ocorreu a largada da prova de 5km masculino e feminino e, às 20h, a de 10km, também para as duas categorias, com isso, permitindo um fluxo menor de competidores num mesmo horário, com a largada ocorrendo à frente da Praça Rui Barbosa.

Representando o Norte Pioneiro na prova de 10km estavam os atletas de Santo Antônio da Platina: Carlos Dropa que completou o percurso com o tempo de 43min (quatro minutos à menos de seu tempo anterior), Elvandir (Sub Tenente Machado) com o tempo de 41min (último tempo dele foi de 45min) e Josimar com o tempo de 39min. Bervi e Edson, de Jundiaí do Sul, disputaram os 10km, com 44min e 45min, respectivamente. Na prova dos 5km correram Alex e o veterano Irson Arantes (comerciante). Aliás, na categoria veterano, o atleta platinense, José Ferreira (aposentado – profissão: motorista e operador de empilhadeira em São Paulo), 72 anos, correu os 10 quilômetros em 51 minutos conquistando em sua categoria o terceiro lugar, muito comemorado por ele pelo esforço empregado e porque vinha se recuperando de contusão. No feminino, Tatiele disputou os 5km. Segundo informou o atleta Carlos Dropa, “todos os platinenses e, companheiros de Jundiaí, conseguiram diminuir o tempo completado do percurso e isso se dá porque todos estão empenhados nos treinamentos diários”, destacou.

Itapirapuã Paulista

Outro atleta que tem se destacado nas corridas de rua é o platinense Luís Carlos de Souza (trabalha em empresa terceirizada da Sanepar), 37 anos. No dia 31 de janeiro ele esteve competindo na 1ª Corrida ITA Fitness, em Itapirapuã Paulista (SP), com um percurso de muita subida, com mais de 30% de inclinação, mesmo assim, com toda a dificuldade do trajeto, ele conquistou o segundo lugar na prova de 9km, correndo pela equipe Acorremar (com apoio do Luís dos Colchões) completando o percurso em 33min55s, apenas sete segundos atrás do primeiro colocado, Eduardo Cezar Oliveira, da equipe Nando Coelho Assessoria Esportiva. E, o terceiro colocado completou o percurso em 32min22s. O desempenho de Luís Souza na prova foi muito bom. Ele correu em média cada 1km em 3min26s, conforme cronômetro da organização da prova.
Os resultados cada vez mais competitivos tem se dado pelo empenho dos corredores nos respectivos treinos que cada um adota no seu dia a dia, sejam em pistas asfaltadas, em gramados, esteiras em academias ou em estradas rurais, sempre acompanhados de orientação de profissional da educação física e seguindo alguns critérios importantes em alimentação, descanso, enfim, buscando sempre diminuírem o tempo percorrido em cada competição.
A próxima corrida que estes atletas deverão participar será em 20 de fevereiro, em Cornélio Procópio, a também tradicional Prova Pedestre 15 de Fevereiro, em sua 39ª edição.

Associação

O Contador e corredor Carlos Dropa informou à reportagem do npdiario que um grupo já formado por 40 atletas está se organizando para montar uma Associação dos Corredores da região. “Estamos acertando um nome e vamos correr todos uniformizados nas corridas”. E acrescentou ele: “Hoje temos um grupo no WhatsApp, onde trocamos informações sobre treino e as futuras datas das corridas”. O grupo é formado por corredores de Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Pinhalão, Santo Antônio da Platina, Sengés e Wenceslau Braz. Carlos Dropa concluiu dizendo que ele, e os atletas Robson e Machado, tem treinado 8km por dia e, nos finais de semana, 15km.

Texto: Jornalista Fábio Galhardi
Especial para o Npdiario.com
Fotos: Arquivo dos atletas

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.