Prefeitura compra respirador

Melhora atendimento em Santo Antônio da Platina

 

 

A secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão, confirmou a aquisição por 100 mil reais (recurso 100 por cento do município) de um respirador mecânico. O aparelho há está instalado e funcionando no Pronto Socorro Municipal.

Na foto, aparecem o médico Diego Ralph Burani (diretor técnico) e Fernanda Sanches,  coordenadora do PS platinense.

 

Os ventiladores pulmonares são essenciais para tratar pacientes com insuficiência respiratória e cada vez mais buscados para o tratamento de pacientes com quadros graves da Covid-19, doença que causa a dificuldade extrema de respiração, causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Oxigenoterapia consiste na administração artificial de oxigênio com o intuito de manter as trocas gasosas do organismo em níveis adequados. Ou seja, quando o paciente não consegue levar oxigênio para o sangue, essas técnicas artificiais são eleitas para cumprir o papel.

Pode ser classificada em sistemas de baixo fluxo (quando há necessidade de baixa quantidade de oxigênio) e sistemas de alto fluxo (quando há necessita de quantidades maiores de oxigênio).

Não existe diferença entre respirador mecânico e ventilador pulmonar. Os dois termos são usados para se referir ao mesmo aparelho —ainda há sinônimos como ventilador mecânico e respirador artificial. Do ponto de vista técnico, a palavra “ventilador” é mais adequada do que “respirador”, pois o que o aparelho faz é exclusivamente a ventilação, ou seja, a administração da entrada e saída de gases do pulmão. O termo respiração é mais amplo e engloba não somente a ventilação como uma série de outros eventos da troca gasosa.


 

De outra parte, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (fotos com prefeito Zezão, vice Chico da Aramon, secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, e governador Carlos Massa Ratinho Junior) , em março, conseguiu a abertura de 12 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a população do Norte Pioneiro. As unidades especializadas para tratamento da Covid-19 serão instaladas em Santo Antônio da Platina.

São cinco para o Hospital Regional e cinco para o Hospital Nossa Senhora Saúde, além de outras duas para o Pronto Socorro Municipal.
Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.