Norte Pioneiro: dia mais gelado de 2021

Temperatura mais baixa da região nesta segunda-feira foi em Cambará

Trinta e um municípios paranaenses registraram as suas temperaturas mais geladas do ano nesta segunda-feira de outono (24), segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao todo, o órgão monitora estações em 51 municípios, configurando recordes de frio em 60% delas.

No Norte Pioneiro, são três: Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio e Cambará. Confira abaixo a mais baixa temperatura de cada um deles(as cidades vizinhas têm praticamente as mesmas)

Cambará: Ontem 3,6°C (menor temperatura anterior: 6,7°C);

Cornélio Procópio: Ontem 6,9°C (menor temperatura anterior: 10,2°C) e

Santo Antônio da Platina: Ontem 7,2°C (menor temperatura anterior: 10,9°C).

Não está prevista ocorrência de geadas nesta terça-feira (25) no Norte Pioneiro.

O frio intenso é consequência de uma massa de ar seco e polar que chegou ao território do Estado ainda no domingo (23) e, embora não tenha causado temperaturas negativas, se estendeu por diversas regiões.

Essa massa tem origem na Antártida e é trazida ao Paraná por ventos que sopram da Argentina, se deslocando pela Cordilheira dos Andes até chegar ao Sul do País. É uma massa intensa, com grande quantidade de ar frio e seco, que provocou quedas de temperatura bastante bruscas”.

A temperatura mais baixa do dia foi registrada em Entre Rios do Oeste, na região Oeste do Paraná, chegando a 1,7°C. Anteriormente, o dia mais frio que o município havia registrado em 2021 era 2,6°C. Toledo foi a segunda colocada do dia, com 1,8°C – sua menor temperatura anterior era de 4,8°C

O frio permanece no Estado ainda na terça-feira (25), e a previsão é que as temperaturas voltem a subir já na quarta (26), à medida em que a massa polar siga para o Oceano Atlântico. No entanto, com a aproximação do inverno, o frio deve ficar cada vez mais frequente. Essa massa foi mais intensa do que as últimas, e a partir de agora será cada vez mais comum.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.