Abre licitação para Aterro Sanitário de Jacarezinho

Prefeitura receberá propostas das empresas até três de setembro

Publicado na quarta-feira (18) o edital de licitação que vai escolher a empresa a ser contratada pelo município de Jacarezinho para a prestação de serviços de operação, manutenção e monitoramento do aterro sanitário, e ainda a prestação de serviços de operação e manutenção das lagoas de armazenamento do chorume produzido nas células de deposição de lixo.

O valor máximo previsto para os serviços são de R$ 608.633,00 por 5 meses de contrato. A Prefeitura receberá as propostas das empresas interessadas até o dia 3 de setembro e iniciará a sessão de disputa de preços às 9 horas do mesmo dia.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Lopes, o prazo estipulado se deve à disponibilidade orçamentária para fazer frente a despesa. “O ideal seria contratarmos por um ano, e ir renovando a cada ano. Devido à urgência, vamos fazer por 5 meses, que é o que temos disponível no orçamento da Secretaria”, explica.

Entre os serviços que serão prestados estão a operação, manutenção e monitoramento do aterro; prestação dos serviços de operação e manutenção das lagoas de armazenamento de chorume; controle de acesso na área do aterro; recebimento e pesagem dos caminhões de lixo; espalhamento, compactação e recobrimento dos resíduos; sistema de drenagem de percolado, gases no maciço e recalque do lixiviado; drenos horizontais e verticais; poços de recalque do lixiviado; monitoramento das águas e do lixiviado, entre outras atividades. A estimativa é de que 600 toneladas de lixo sejam manejadas todo mês.

“Em virtude da situação irregular do lixão e considerando que foi construída nova célula, se faz necessária sua operação com a melhor técnica, e para tanto decidimos, em comum acordo com o prefeito Marcelo Palhares, terceirizar essas atividades, visando atender a melhoria na qualidade do serviço público no que tange à destinação final de resíduos no município de Jacarezinho”, justifica Lopes. “Estes serviços são contínuos e essenciais na gestão de resíduos sólidos do município de Jacarezinho, que tem como foco atender e melhorar a saúde pública e o meio ambiente da sociedade”, finaliza.

Técnica- Todos os serviços no Aterro deverão ser executados em conformidade com as condições e especificações técnicas discriminadas no Termo de Referência do Edital e seus anexos. A operação do aterro compreende a aplicação do método de engenharia para recebimento, manejo e destinação final dos resíduos sólidos, de modo a prevenir e minimizar os danos ao meio ambiente e à saúde pública, confinando o rejeito no menor volume possível dentro da célula para destino final.

A licitação se dará na modalidade Pregão Eletrônico (n.° 76/2021) e o edital completo está disponível no endereço https://www.jacarezinho.pr.gov.br/licitacao.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.