Colégio será reformado

Estabelecimento de ensino fica no centro de Santo Antônio da Platina

O Estado do Paraná deverá realizar uma grande reforma no Colégio Estadual Rio Branco (fotos), em Santo Antônio da Platina. Foi o que decidiu a Vara da Fazenda Pública da comarca, a partir de pedido formulado em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, por meio da 3ª Promotoria de Justiça platinense.

Desde 2009, a diretoria do estabelecimento vinha solicitando à Secretaria de Estado da Educação, sem sucesso, a reforma do prédio, cujas instalações apresentam condições estruturais precárias, com diversos problemas que prejudicam as atividades no local. A situação mais preocupante é o afundamento de alguns pontos da construção e enormes rachaduras devido aos efeitos de águas subterrâneas.

A ação foi ajuizada em 2016, ano em que projetos da própria Secretaria de Estado da Educação previam a necessidade de intervenções no edifício, ao custo aproximado de R$ 3 milhões. Ao longo dos anos, vistorias do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil constataram os problemas no local, que tem capacidade para atender cerca de mil estudantes.

Como resultado do processo judicial, a Justiça determinou que o governo realize os reparos necessários, conforme os projetos de engenharia já existentes, que em valores atualizados deverão ter o custo aproximado de R$ 5 milhões.

A reforma deverá abranger: reconstrução do refeitório e da cozinha, reparos gerais de urgência em todo o bloco pedagógico (salas de aula, instalações sanitárias, salas administrativas, auditório e salas de apoio), reparos gerais de urgência no prédio do laboratório, reparos gerais de urgência na quadra de esportes e adaptação e/ou implantação arquitetônica, estrutural, hidráulica, de gás, elétrica e de passarelas, central de GLP e depósito de resíduos, além de reforço estrutural da quadra de esportes.

Ainda cabe recurso da decisão de primeira instância.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.