Assembleia homenageia 50 anos de Casa do Estudante Luterano

A residência tem mais de 40 quartos

A Assembleia Legislativa fará no próximo dia 11 de março sessão solene em comemoração aos “50 anos da Casa do Estudante Luterano Universitário – Celu”. O convite é do presidente Ademar Traiano (PSDB) e a proposição do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). “A Celu é mais que apenas um lugar para morar, é uma casa cidadã que já atendeu mais de 1,5 mil estudantes. A maioria deles, que vem a Curitiba para estudar no ensino superior, fica em média cinco anos. Saem da casa formados e cidadãos críticos e participativos, o que a sociedade tanto precisa”, disse o parlamentar.

A Celu é um órgão da Igreja Luterana no Brasil e quem decide os rumos da casa são os próprios moradores, que pagam as contas, cuidam do patrimônio, decidem sobre o orçamento e escolhem os membros da diretoria, dos conselhos e os diretores de departamento. “Na Celu, o estudante encontra pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Divide espaço, estimula o senso de compreensão, faz amigos e tem contato culturas diferentes”, disse o deputado.

A Casa do Estudante Luterano Universitário, fundada em 28 de fevereiro de 1970 pelo pastor Richard Wangen, abriga jovens estudantes na rua Presidente Carlos Cavalcanti,  239, centro de Curitiba e em frente ao Passeio Público. A casa fica próxima ao Teatro Guaíra e ao prédio histórico da UFPR na Praça Santos Andrade.

Estrutura
Além da moradia, a Celu tem vários projetos de responsabilidade social, entre eles, a rua de recreio, coleta e doação de roupas, através de campanhas, para famílias carentes e necessidades social, e o trote solidário.

A casa tem mais de 40 quartos, cinco banheiros, oferece serviços de internet, biblioteca, serve café da manhã diariamente para quase 100 pessoas e realiza eventos.

A Celu realiza duas assembleias por semestre, a de metas e orçamento, e a de prestação de contas. A gestão é composta por conselho superior, conselho fiscal, conselho deliberativo, diretoria, e os departamentos de alimentação, cultural, comunicação, hospedagem, informática, limpeza, manutenção elétrica, pastoral e patrimônio.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.