Nova Secretária de Educação de SAP

Depois de uma semana após receber em sua residência a visita do prefeito eleito José da Silva Coelho Neto, 51 anos, o Professor Zezão, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), a professora que trabalha na formação de docentes no Colégio Estadual Rio Branco (Cerb), Irma Beatriz Gomes Vieira de Oliveira(fotos), 47 anos, seis anos como professora municipal e há 25 anos com professora no Estado, aceitou o convite. Ela será a futura Secretária Municipal de Educação na gestão de 2017-2020 da administração que propagou ao longo da campanha, trabalhar valorizando o ser humano. A resposta foi dada na parte da manhã desta sexta-feira, à esposa do prefeito eleito, Mônica Arrivabene Coelho, já que Zezão se encontra em Foz do Iguaçu juntamente com diversos outros prefeitos do Estado, participando de reunião.
Irma Beatriz atendeu a reportagem do npdiario na manhã desta sexta, 2, e disse da satisfação de ter seu nome veiculado entre as prováveis pessoas que poderiam ser convidadas.

Segundo ela, Zezão foi bastante transparente e mencionou que Marcão do Café – Antônio Marcos de Souza, representante comercial, que será Diretor do Departamento Municipal de Indústria e Comércio – foi quem primeiramente sugeriu o nome dela.

Posteriormente, Zezão entrou em contato com a Professora Elaine Antunes para que ela apresentasse seu ponto de vista com relação ao convite que estaria sendo feito à Irma Beatriz e, em seguida, a esposa do prefeito eleito, Mônica Arrivabene disse à ele que: “acredito que Deus está encaminhando para que seja a Irma”.

Como a primeira dama “é muito espiritualizada, de muita fé, me senti feliz e honrada tanto com o convite como a referência destas três pessoas; o Marcão tenho conhecimento apenas através do Supermercado de nossa família; a Elaine é uma companheira de profissão e muito batalhadora e a Mônica temos um relacionamento muito positivo, então é algo natural que foi ocorrendo”, destacou Irma.
A nova Secretária de Educação do município de Santo Antônio da Platina ressaltou que seu envolvimento político para com a campanha de Zezão foi bastante indireto. “Apenas gostei do projeto dele, do seu grupo, que valorizava durante a campanha o lado humano, de respeito, uma administração voltada para a consideração com as pessoas e o lado cristão”. E prosseguiu ela: “A fala dele durante a campanha marcou para mim, pesou na escolha de votar e, também, após a visita dele aqui, acredito que houve uma conexão, eu tinha uma visão que me agradou de seu plano de governo e pesou na hora de aceitar o convite, pois sinto que é isso que deve ocorrer, ou seja, valorizar as pessoas e respeitá-las, proporcionar boas condições de vida, de trabalho”.
Irma lembrou que, ao comparecer no Núcleo Regional de Educação (NRE) encontrou com o futuro Secretário Municipal de Esportes, professor Marcos Gilmar Amaral, que comentou com ela: “vai fazer parte da nossa equipe!?”, indagação da qual ela disse que estava analisando os fatos. Ela deixou bem claro que “o que me encantou com o cargo é a proposta de trabalho que o prefeito tem para Santo Antônio da Platina e despertou em mim a vontade de estar junto com a equipe e que as coisas aconteçam para o melhor da educação”.
Irma Beatriz após concluir o Magistério, aos 18 anos já começou a trabalhar com a educação. Passou em dois concursos públicos municipais e, depois de seis anos, ingressou no Estado ao ser aprovada em dois concursos estando com 40 horas/aulas trabalhando atualmente na formação de docentes, no Cerb.

Ela nasceu em 27 de março de 1969, é casada há 27 anos com o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho da Extinpel com quem tem um filho, Fernando, que atualmente faz Mestrado na Universidade de Coimbra (Portugal). Quanto ao seu afastamento do Estado, ela disse que o prefeito ao voltar de viagem onde se encontra em Foz, estará tomando as devidas providências junto ao NRE.
Um dos pontos que Irma Beatriz considera bastante positivo à frente da Secretaria Municipal de Educação é o tempo que terá disponível. “Tenho somente um filho, já adulto e o esposo dinâmico no trabalho e nos desafios profissionais que tem já planejado pela frente – ele é sócio proprietário da Extinpel –, então tenho disponibilidade e posso me dedicar exclusivamente ao cargo e pretendo fazer o melhor, sempre focada no lado humano, respeito ao próximo, analisando os casos com individualidade e valorizando cada profissional da educação. Eu entendo que educar é ter na alma o prazer pelo conhecimento, é querer transformar o outro, não se trata apenas de salário – o que é imprescindível para qualquer profissional e família – mas há fatores que devem ser valorizados na profissão para não perder a essência do trabalho”, esclareceu Beatriz, acrescentando que “não se trata apenas de valorizar, mas proporcionar a qualificação, a pessoa precisa gostar do que faz, se sentir motivada, então vamos caminhar por este lado”.
Perguntada se ela tem noção da atual situação de tudo o que envolve a Secretaria de Educação no Município a nova Secretária disse que tem uma visão ampla até porque tem visitado muito os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e as Escolas Municipais, até porque trabalhou ao longo deste ano na Formação de Docentes e isso fez com que estivesse mais presente nestes locais de ensino. “Tenho uma visão ampla e não detalhada do que acontece o que deve acontecer na próxima semana quando estaremos em reunião dos secretários na terça-feira, dia 6, conforme fui informada pelo grupo dos novos secretários já anunciados”, falou Irma.
Se já havia conversado com a atual Secretária Estela Noal, Irma Beatriz sublinhou: “Tomarei maior conhecimento da situação acredito que já na segunda-feira, dia 5. A transição é importante e vou ligar para a Estela hoje à tarde – se referindo à tarde desta sexta-feira – para marcarmos uma reunião”. Sobre o que acha da gestão de Noal ela disse que “a Estela tem conduzido o cargo de forma muito ética, profissional e a admiro. Quando eu estava trabalhando na Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) sempre ligava para convidá-la para uma visita, falar com os alunos, há entre nós um bom relacionamento”.
Diante do convite do prefeito eleito, se ela ficou insegura, Irma Beatriz foi bastante clara: “Não me sinto insegura porque a situação da educação no Município tem caminhado de uma forma que pode ser melhorada, isto quer dizer que, está num caminho bom e que a mudança também ocorre, mas para construir, para que vise resultados bastante positivos e é o que desejamos e vamos trabalhar para isso”, ressaltou.
A nova Secretária de Educação preferiu não comentar nada com relação aos setores de Cultura, Esportes, Transporte Escolar, que estão vinculados à sua pasta. “Foi tudo muito rápido, hoje de manhã que aceitei o convite e me causa surpresa você da imprensa já estar aqui, então, preciso me interagir dos detalhes que a Secretaria dispõe para depois comentarmos melhor ou passar alguma informação, vou aguardar a transição e nos falamos posteriormente”.
Outra coisa que Irma Beatriz deixou bem claro é que “se o cargo fosse meramente político eu não aceitaria. Não me agrada a politicagem, mas o lado técnico, ou seja, não sou política, sou técnica, vou trabalhar de forma profissional, valorizar o ser humano, já que meu olhar para a educação é humano, por isso acredito muito que será uma gestão também como a que o prefeito divulgou durante a campanha eleitoral, democrática, de acolhimento a todos, valorizando todos os profissionais da educação, dando condições para que exerçam o trabalho com qualidade e satisfação sendo uma gestão muito técnica e de respeito ao ser humano, é o que pretendo e acredito que vamos conseguir”, enfatizou Irma Beatriz.
Para ela a educação atualmente está “abarrotada” e isto não traz resultados positivos e acredita que deve haver centralização das ações. “De um modo em geral à educação precisa ser bem planejada, o ensinar e o aprender sofrem com detalhes que nada acrescentam e há tanta coisa para ser trabalhada. A essência da educação muitas vezes se perde e com ela a qualidade. É preciso valorizar o ser humano, respeitar e oferecer condições positivas de trabalho”, disse.
Quanto aos estudantes em estágio Irma falou que por estar diariamente com as alunas percebe que, “aquelas que já estão estagiando, ao voltar para a sala de aula, demonstram mais comprometimento com os estudos e o querer aprender mais”, daí, ela entender o quanto é importante quem está participando da formação de docente encontrar espaço para poder se familiarizar com a sala de aula e o meio educacional na prática dentro das escolas.
De Irma Beatriz Professora para Irma Secretária de Educação ela disse: “estarei comprometida com o cargo e em plena dedicação ao trabalho, já que todo o desafio traz transformações”.
A atual Secretária Municipal de Educação, Estela Noal, estava na tarde desta sexta-feira, em Jacarezinho e, por telefone disse que “fiquei muito feliz com o nome da Irma para assumir a Secretaria. Ela é uma professora engajada e tem experiência pedagógica e de gestão e um olhar para um todo. Estou satisfeita com o nome escolhido e desejo que faça um bom trabalho dando sequência ao que de bom fizemos e desejo o melhor para a educação do Município”, disse ela que estava recebendo uma condecoração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e informou que também foi homenageada pela Fanorpi o que revela seu bom trabalho à frente da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Platina.
A reportagem tentou falar com o Professor Zezão, por volta das 14h50, desta sexta-feira, para saber sobre a escolha de Irma Beatriz para a Secretaria de Educação, porém, ele não atendeu a ligação e nem retornou mensagem enviada pelo WhatsApppor estar participando do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, em Foz do Iguaçu que reúne 1.800 pessoas e que inicia mais uma nova etapa de trabalho, parceria e cooperação entre o Estado e os 399 Municípios do Paraná.

Texto e fotos: Jornalista Fábio Galhardi/Especial para o npdiario.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.