Prefeitura de Tomazina planta mudas no rio das Cinzas

Iniciativa é uma parceria entre prefeitura e Instituto Água e Terra

O diretor do Meio Ambiente de Tomazina, Yuri Oliveira (foto), informou que o município está na primeira fase com 610 mudas nativas para plantio nas margens do Rio das Cinzas.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Água e Terra (IAT), que incorporou o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O IAT tem como missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

“Quero agradecer com muito entusiasmo o prefeito Flávio Zanrosso por apoiar essa ação que visa a arborização urbana”, assinalou Yuri.

Recomendações para Plantio

1. Para o plantio é importante fazer o preparo da área.

2. É fundamental o isolamento da área de animais de qualquer espécie para as mudas não serem destruídas pelo gado, porcos, galinhas etc.

3. Se houver capim ou outra vegetação rasteira é recomendada capina de coroamento ao redor da muda. Se não houver controle do mato as mudas podem morrer ou não se desenvolver por falta d’água, luz e nutrientes.

4. A orientação técnica para o plantio deve ser buscada junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR. O plantio correto acarretará economia de tempo e dinheiro.

O que deve ser plantado em áreas a serem recuperadas?

  • Os viveiros do IAT dispõem de mudas recomendadas para a recuperação destas áreas.
  • A orientação técnica para plantio é realizada por técnicos dos viveiros do IAT ou pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR de seu município.

Para Manutenção do plantio

  • Todo plantio deve passar por manutenção das mudas no pós plantio até um desenvolvimento mínimo que assegure sua permanência na área, com ações de coroamento, adubação e isolamento de animais que possam causar danos à sua sobrevivência.

 

 

 

,,

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.