Subestação da Copel do NP entra em operação

Melhora significativa na qualidade do fornecimento de energia

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) confirmou nesta sexta-feira, 11, o início da operação da subestação da Copel, em Santa Amélia, no Norte Pioneiro. A subestação garante o atendimento de 1.827 unidades consumidoras da cidade e das vizinhas Bandeirantes e Abatiá. E segundo o deputado, reduz as quedas e melhora a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica à região.

“É um investimento de R$ 5 milhões, importante, que prepara o Norte Pioneiro para a retomada da economia e oferece suporte para a atração de indústrias à região. Outras duas subestações em padrões semelhantes estão em fase final de construção, em Salto do Itararé e Sapopema, e outra, de maior porte, deve ficar pronta no final do ano em Joaquim Távora”, reafirma Romanelli.

A subestação de Santa Amélia opera em 34,5 mil volts e tem potência de transformação de 7 MVA (megavolt-ampère), com a vantagem de atender as cargas de maneira mais próxima e evitar perdas no sistema. Além disso, foi instalada respeitando padrões construtivos modernos e sustentáveis, com iluminação em LED, operação remota e reversão automática, que permite alteração da fonte de alimentação sem a necessidade de intervenção humana.

Com isso, explica Romanelli, há melhora significativa na qualidade do fornecimento de energia, o que garante maior disponibilidade do serviço para utilização pelos consumidores e serve de apoio para o crescimento do agronegócio e outros setores da economia do Norte Pioneiro.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.